Chama-se ‘Dá lã um abraço ao Mosteiro’. Está integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções e pretende envolver toda a comunidade de Cabeceiras de Basto através da produção manual de cachecóis com os quais se pretende dar um Abraço ao Mosteiro, de Refojos no dia 3 de junho.
A iniciativa pretende destacar o trabalho das Mulheres de Bucos que dão vida à Casa da Lã – um núcleo museológico vivo que integra o Museu das Terras de Basto.
‘Um Cabeceirense um cachecol, uma família um cachecol, uma instituição um cachecol’ é o lema deste desafio que possibilitará a produção de cachecóis ao longo dos próximos meses de inverno para que, no dia 3 de junho, às 10:00, possa ser dado um abraço gigante ao Mosteiro.
Para a concretização desta iniciativa, a Câmara Municipal conta com a colaboração das artesãs da Casa da Lã – as Mulheres de Bucos, do Serviço de Emprego de Basto do Centro e Emprego do Médio Ave, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga –Serviço de Formação, do Agrupamento de Escolas e toda a comunidade educativa, bem como das associações e das instituições que se queiram associar à Câmara Municipal.
De salientar que o Centro de Emprego do Médio Ave – Serviço de Emprego de Basto e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga – Serviço de Formação dinamizam, nesta altura, na Casa da Lã, um curso de formação designado ‘VA Confeção de Lã – cultura e empreendedorismo’ para 16 formandas e através do qual colaboram participam nesta grande iniciativa de produção de cachecóis.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, espera poder contar “com a participação das famílias, escolas, movimento associativo, IPSS’s superando, desta forma, todas as expectativas e proporcionando um evento memorável a todos os participantes”.
Cada participante poderá oferecer o seu cachecol ao Mosteiro, comprometendo-se a Câmara Municipal a promover, posteriormente, uma mega exposição de cachecóis, “em novo momento de grande manifestação de carinho pelo património Cabeceirense”.