O executivo de vereadores da Câmara de Braga debate e vota, segunda-feira, a proposta de adjudicação à construtora Crismaga, SA, de Amarante, por 1,1milhões de euros (mais IVA), da obra de requalificação e ampliação do Jardim de Infância de Gualtar.
O projeto, que tem um prazo de execução de 360 dias, tem sido reivindicado pela Junta de Freguesia local, gerida pelo PS.
A decisão de avançar com a obra, tomada pelo pelouro de Obras Municipais da vereadora Olga Pereira, tem em conta que “o jardim de infância não possui recreio coberto, para além de existir a necessidade de criar mais uma sala”.
Assim, “será construído um recreio com a premissa de que este interferirá o menos possível na amplitude do espaço, sem barreiras arquitetónicas, fator muito importante para as crianças poderem brincar livremente e em segurança. Também se irá requalificar o recreio exterior, ficando este, interligado com o recreio coberto”.
Para além disso, – diz, ainda, a Memória Descritiva entregue pela empresa – o recreio coberto estará interligado com o restante edifício através do rés-do-chão. Esta ampliação do recreio, também fará com que este seja um espaço mutável, permitindo a realização das mais variadas atividades, entre os quais a realização de festas e realização de atividades físicas, entre outras”.
Novos espaços
Na intervenção foram projetados os seguintes espaços: Instalações sanitárias para adultos; sala de educadores; sala de atendimento; sala de jardim de infância; uma antecâmara; recreio coberto; instalação de apoio ao recreio exterior; pala de abrigo; criação de sala para os auxiliares.
O documento salienta que a ampliação do recreio coberto será em betão aparente, mas a ampliação do edifício será construída em tijolo térmico, com isolamento pelo exterior, bem como o restante edificado.
Já o pavimento exterior será em betão poroso e pavimento amortecedor, enquanto que as paredes serão areadas e pintadas a cor branca. Os pavimentos interiores serão em vinílico flutuante e todos os tetos levarão tetos falsos acústicos em zonas de permanência e gesso cartonado hidrófugo nas zonas de circulação, instalações sanitárias e copa. O muro de suporte será em betão aparente. As caixilharias dos vãos exteriores (para a antecâmara), serão em alumínio lacado a cor preta, com sistema de rutura térmica, vidro duplo laminado temperado.