Seguir o O MINHO

Braga

Braga relembra: Faça o rastreio ao cancro da mama

Outubro Rosa

em

Foto: Divulgação / CM Braga

O movimento “Outubro Rosa” está de volta a Braga e surge, mais um ano, para incentivar a participação da população no controlo do cancro da mama.

Durante o mês de outubro, a Avenida Central e a Praça da Republica são palco duma instalação de figuras humanas onde constam mensagens alusivas ao tema.

Nos dias 15 e 30 de outubro decorrerá uma distribuição de material informativo à população nas diversas ruas da cidade.

O encerramento das atividades ocorrerá no dia 30 com um debate, cujo painel de convidados será anunciado em breve.

Para Sameiro Araújo, vereadora da Câmara de Braga, a prevenção será sempre o grande objetivo desta iniciativa

“A deteção precoce do cancro da mama possibilita o diagnóstico da doença numa fase inicial, altura em que o tratamento tem maior probabilidade de ser bem-sucedido”, disse.

A também vice-presidente do Município de Braga apelou às mulheres para “olharem para o seu corpo”, estarem “atentas a qualquer alteração da mama” e seguirem os programas de rastreio disponíveis.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama, o tipo de tumor mais comum na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem), e onde em Portugal, são identificados cerca de 6.000 novos casos por ano.

Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa torna-se um símbolo da sensibilização da população para esta temática.

Populares