Braga recebeu hoje bandeira de Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2020

Santa Maria da Feira passou o testemunho
Braga recebeu hoje bandeira de capital da cultura do eixo atlântico 2020

A cidade de Braga recebeu hoje a bandeira de Capital da Cultura do Eixo Atlântico para 2020, uma iniciativa inserida no objetivo daquela estrutura de “fomentar o sentido identitário” do território.

Em comunicado, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, organização que congrega 36 cidades no Norte de Portugal e Galiza, refere que a passagem de testemunho daquela bandeira deu-se esta manhã entre a cidade de Santa da Feira, que foi Capital da Cultura do Eixo em 2018, e Braga, que será em 2020.

Na cerimónia, refere o texto, o autarca de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, salientou que as atividades realizadas “servem para fortalecer a identidade das pessoas que vivem tanto no Norte de Portugal como na Galiza”.

No mesmo sentido, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, referiu que os “artistas necessitam de plataformas como a Capital da Cultura para se darem a conhecer”.

“Um dos objetivos do Eixo é fomentar o sentido identitário do território e com este tipo de programas sem dúvida contribui-se para o objetivo”, disse.

A distinção de Capital da Cultura do Eixo Atlântico nasceu em 2007 com vista a “potenciar a cultura em todas as suas expressões nas cidades do Eixo Atlântico contando sempre com a presença cultural dos países historicamente ligados a Portugal e à Galiza”.

A periodicidade do evento é de dois em dois anos e as atividades são transversais a todas as áreas culturais.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Portugueses vão receber avisos da proteção civil sobre acidentes graves ou catástrofes

Portugueses vão receber avisos da proteção civil sobre acidentes graves ou catástrofes

Próximo Artigo
Detido por suspeita de agredir os pais idosos em ponte de lima

Detido por suspeita de agredir os pais idosos em Ponte de Lima

Artigos Relacionados