Seguir o O MINHO

Braga

Braga promove projecto de musicoterapia em 16 escolas do concelho

Iniciativa alargada a alunos de todas as unidades de Multideficiência dos Agrupamentos de Escolas do concelho

em

Fotos: CM Braga

O ‘Musicando’, assim de designa o projecto, que está no terreno pelo segundo ano consecutivo e promove um projecto de musicoterapia em 16 escolas do concelho.

Uma parceria entre o Município e a COOP21 Especial (Cooperativa para o Desenvolvimento Psicossocial de Crianças com Necessidades Especiais) com objectivo de “facilitar e promover a comunicação, relacionamento, aprendizagens, mobilidade, expressão, organização e outras metas terapêuticos relevantes das crianças com Necessidades Especiais que frequentem Unidades de Multideficiência dos Agrupamentos de Escolas da rede pública de Braga”.

Segundo Lídia Dias, vereadora da Educação, “a Escola deve materializar os princípios de Educação Inclusiva, proporcionando uma educação de qualidade para todos”.

“Foi considerando a importância de desenvolver acções diversas com estes alunos e de potenciar as suas competências, que o Município de Braga estabeleceu uma parceria com a COOP21 de modo a alargar esta iniciativa aos alunos de todas as unidades especializadas do Concelho, garantindo que, durante 33 semanas lectivas, os grupos usufruam de sessões semanais de musicoterapia com dois técnicos especializados”, acrescenta a vereadora.

De referir que o projecto começou a ser implementado no ano lectivo 2017/2018 e, desde então, tem crescido substancialmente. Com um investimento de cerca de 24 mil euros, o ‘Musicando’ “tem sido bem acolhido por parte de toda a comunidade educativa”.

Populares