Braga promove Bienal de Ilustração com base no património do Eixo Atlântico

Cultura
Braga promove bienal de ilustração com base no património do eixo atlântico

A Câmara Municipal de Braga vai promover uma bienal de ilustração que pretende “desafiar ilustradores” a representarem o património material e imaterial do território do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, contando com um prémio de oito mil euros.

Segundo informação disponibilizada hoje pela autarquia, a Bienal de Ilustração foi instituída no âmbito do programa da Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico e é promovida em parceria com a Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), contando com a participação da Associação Galega de Profissionais da Ilustração.

A iniciativa contempla um prémio de ilustração, com o valor pecuniário de oito mil euros, uma exposição e um catálogo com as obras dos 15 autores finalistas, pretendendo “descobrir e reconhecer os talentos na área da ilustração e intensificar a consolidação desta mesma expressão artística na cidade”.

A criação daquela bienal, refere a autarquia, vai ao encontro do “Plano de Atividades do Município de Braga e à Estratégia Cultural de Braga 2020-2030” e da “aposta mais recente nos domínios da Arte Pública, da Street Art e das linguagens artísticas urbanas, áreas cada vez mais significativas para a configuração das Cidades Criativas”.

Da mesma forma, “o concurso possibilitará a promoção e a divulgação do património cultural material e imaterial do território do Eixo Atlântico”.

A participação é aberta a ilustradores nacionais e internacionais, cujos trabalhos vão ser avaliados por um júri com “reconhecida capacidade e experiência na área artística”.

O júri da 1.ª edição é composto por Paula Tavares (diretora da Escola Superior de Design do IPCA), Marta Madureira (diretora e docente do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA), Pedro Seromenho (curador do Encontro de Ilustração “Braga em Risco”), Manel Cráneo (presidente da Associação Galega de Profissionais da Ilustração) e de um representante do da autarquia.

As inscrições para participar na Bienal de Ilustração decorrem até 20 de setembro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Candidato da cdu em vila verde é dos "mais jovens no país"

Candidato da CDU em Vila Verde é dos "mais jovens no país"

Próximo Artigo
Atual presidente por inerência concorre para reforçar maioria psd em valença

Atual presidente por inerência concorre para reforçar maioria PSD em Valença

Artigos Relacionados