Braga: Primavera vai investir um milhão em centro de I&D em Leiria

Empresa tecnológica com sede em Braga
Braga: primavera vai investir um milhão em centro de i&d em leiria
Foto: Facebook de Primavera BSS (Arquivo)

A tecnológica Primavera Business Software Solutions (BSS) inaugurou um centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Leiria e pretende investir cerca de um milhão de euros em três anos, sobretudo, na contratação de trabalhadores, foi hoje anunciado.

“A Primavera está em franco crescimento e nós temos projetos muito ambiciosos em termos de desenvolvimento do produto, quer para o mercado nacional como internacional. A nossa dificuldade, neste momento, é a escassez de recursos. Se houvesse mais recursos mais contrataríamos e, por outro lado, também há uma dificuldade crescente em retê-los”, indicou o vice-presidente da Primavera para a área do desenvolvimento, David Afonso, em declarações à Lusa.

Para David Afonso, este centro vem assim permitir que a empresa cresça “mais depressa” ao nível dos recursos humanos, diversificando geograficamente a tecnológica que está sediada em Braga.

“Braga e Porto são um mercado que está muito concorrido em termos de empresas nesta área, o que torna mais difícil a retenção de talento”, explicou.

Por outro lado, o Politécnico de Leiria é uma instituição com cursos “bastante relevantes” nesta área, constituindo uma “oportunidade para diversificar as fontes” e para recrutar profissionais qualificados, acrescentou.

Com abertura deste novo centro e, particularmente, para a contratação de efetivos, a empresa pretende investir em três anos cerca de um milhão de euros.

“Esse investimento será, essencialmente, em capital humano. O espaço que temos albergará à volta de 10-12 pessoas, mas temos a intenção de crescer. Não temos um número fixo, mas é provável, se as coisas correrem bem, chegarmos às 20 ou 30 pessoas”, avançou David Afonso.

O objetivo para este novo espaço passa ainda pela introdução de novos conceitos de inovação, permitindo que a empresa renove a sua oferta de soluções ‘cloud’ (rede global de servidores remotos).

A liderar o centro de I&D em Leiria está Miguel Dias, que já desempenhava funções na empresa em áreas como desenvolvimento e produto.

Além de Braga, a multinacional portuguesa tem delegações em Lisboa, Madrid (Espanha), Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e na Cidade da Praia (Cabo Verde).

No total, a empresa já conta com 40 mil clientes espalhados por mais de 20 países.

“Nós acreditamos que com as soluções ‘cloud’ e a inovação que estamos a trazer a estas soluções, através da integração de áreas de inteligência artificial, que teremos soluções bastante competitivas. Acreditamos que podemos desbravar novos mercados e é por isso que temos que acelerar este desenvolvimento, não só para servir os mercados onde já estamos instalados, mas, sobretudo, para conquistar novos mercados”, concluiu.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Na próxima época "não há" ii liga no minho

Na próxima época "não há" II Liga no Minho

Próximo Artigo
Médicos marcam greve de dois dias no início de julho

Médicos marcam greve de dois dias no início de julho

Artigos Relacionados