O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP-PSP) veio a público alertar para eventuais questões de celeridade e segurança relativamente ao portão de acesso ao parque automóvel do Comando Distrital de Braga da PSP. Apontam que o portão fica fechado a cadeado e sem vigilância, entre as 20:00 e as 08:00 do dia seguinte, e que o cadeado já terá sido vandalizado por mais que uma vez. Alertam ainda que os polícias que necessitam de sair de forma urgente têm que efetuar vários procedimentos até que o possam fazer.
De acordo com o SPP-PSP, o portão está localizado na Rua dos Falcões, local com fraca iluminação pública e onde existe um hotel , derivando por isso que haja circulação de pessoas e viaturas durante a noite, conforme constatou O MINHO esta semana durante o horário supracitado.
Explica o sindicato que nos períodos em que o portão se encontra fechado, “sempre que há necessidade de uma viatura que se encontre no interior do Comando, em serviço ou não, necessitar de sair para o exterior, tem que se deslocar ao graduado de serviço, solicitar a chave do cadeado, abrir o cadeado do portão, retirar a viatura para o exterior, fechar novamente o portão com o cadeado e entregar novamente a chave ao graduado”.
Acrescenta a mesma fonte que, “caso a saída se deva a uma situação urgente e de socorro, pode perder-se em todo esse procedimento, tempo que pode vir a revelar-se precioso”.
Ao que O MINHO apurou junto de vários agentes que trabalham naquele Comando, quando o portão se encontra fechado nestas condições, “o polícia que realiza a segurança às instalações do Comando não tem visão para o portão, ficando totalmente incapaz de garantir a segurança daquele acesso, de parte das instalações e das viaturas”.
E o sindicato também aborda o mesmo tema: “Já por diversas vezes se verificou que o cadeado foi danificado, desconhecendo-se quem praticou tal ato, assim como as intenções do mesmo, não se podendo excluir que esse mesmo ato possa ter sido efetuado por elemento estranho à PSP com objetivos que podem causar danos irreparáveis” aos agentes.
Mais uma vez, O MINHO confirmou a situação com vários polícias, que solicitaram anonimato.
Um deles acrescentou ainda que “sendo uma rua bastante frequentada por turistas, algumas vezes sucede que, por não conhecerem o local, acabam por estacionar as viaturas irregularmente junto ao portão, acabando involuntariamente por impedir a entrada e saída de viaturas do parque do Comando da PSP”.
E não tem dúvidas: “Sendo este o único ponto de acesso para viaturas da PSP, esta limitação, mesmo que temporária, pode colocar seriamente em causa uma resposta célere às ocorrências”.
De acordo com o sindicato, “esta situação já se arrasta há muito tempo”, pelo menos desde o início de 2021 (há mais de um ano), data em que a delegação de Braga do SPP-PSP terá transmitido pela primeira vez esta preocupação dos agentes ao comandante.
O MINHO tentou conseguir um comentário do Comando Distrital de Braga, já desde a passada sexta-feira, mas nunca obteve resposta.