Braga: Mais de 100 descargas no rio Este investigadas em 2022

Dados da Proteção Civil Municipal

A Divisão de Proteção Civil Municipal de Braga investigou mais de uma centena de descargas no rio Este, ao longo do ano de 2022, através da sua Secção de Operações e Proteção Ambiental, que se tem desdobrado no terreno com várias ações inspetivas.

Durante o ano de 2022, no âmbito das suas competências legais, a Secção de Operações e Proteção Ambiental desencadeou 109 investigações de descargas no rio Este através de denúncias, 65 verificações de redes de drenagem, 33 verificações preventivas de linhas de água, 51 verificações da rede de pluviais e limpeza de sarjetas, sete trabalhos de limpeza de vias e linhas de água, 30 cortes de vias, 38 ocorrências de inundações e 90 ocorrências de abatimento de pavimento, buracos ou depressões.

Aquela mesma Secção de Operações e Proteção Ambiental integra a Divisão de Proteção Civil da Câmara Municipal de Braga e tem como principais competências assegurar o apoio logístico e operacional a ocorrências e operações de proteção civil e socorro.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

E também zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção do meio ambiente bem como assegurar a articulação com as forças de segurança territorialmente competentes sempre que denunciadas ou verificadas situações de agressão ao ecossistema, segundo apurou O MINHO, junto de fontes oficiais da autarquia bracarense.

Ainda de acordo com as mesmas fontes camarárias, a Divisão Municipal de Proteção Civil faz um trabalho permanente para a sistematização e levantamento de toda a informação abstratamente decisiva.

O objetivo é principalmente prevenir e também, sempre que necessário, intervir e integrar-se operacionalmente junto das restantes forças de segurança, de socorro e de salvamento, que interagem em toda e qualquer situação inopinada, fazendo o interface com os restantes meios da Câmara Municipal de Braga.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados