Braga já tem uma ‘nova’ praia fluvial

Cavadinho
Braga já tem uma 'nova' praia fluvial
Foto: CM Braga

A Câmara de Braga inaugurou, esta segunda-feira, a ‘nova’ Praia Fluvial do Cavadinho, na freguesia de Crespos, junto ao rio Cávado, que recebeu um investimento de 850 mil euros.

A intervenção “profunda” contemplou a criação de um parque de estacionamento, um bar de apoio, um largo de acolhimento e acessos qualificados à zona de banhos, promovendo a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, idosos e famílias.

O espaço está ainda igualmente preparado para acolher painéis interpretativos da biodiversidade, sublinhando o seu “contributo para a educação ambiental e valorização do ecossistema local”.

Braga já tem uma 'nova' praia fluvial
Foto: CM Braga
Braga já tem uma 'nova' praia fluvial
Foto: CM Braga
Braga já tem uma 'nova' praia fluvial
Foto: CM Braga
Braga já tem uma 'nova' praia fluvial
Foto: CM Braga
Braga já tem uma 'nova' praia fluvial
Foto: CM Braga

A Câmara diz que esta intervenção surge devido à “crescente procura por espaços naturais de qualidade” e, por isso, vem dar “resposta à forte afluência registada nas restantes zonas balneares do concelho, nomeadamente a Praia de Adaúfe”.

A Praia Fluvial do Cavadinho, que conta com Bandeira Azul, distingue-se pela “qualidade da água e paisagem envolvente, onde se destacam encostas arborizadas, rochas, ilhas e elementos do património rural como azenhas e campos agrícolas”.

O investimento foi de cerca de 850 mil euros, cofinanciado pelo programa Norte 2030, reforçando a “estratégia de valorização do património natural e cultural da região”.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou que este espaço é uma afirmação do “compromisso do Município com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população”.

“Queremos continuar a valorizar as margens do rio Cávado e a criar espaços que promovam o bem-estar dos cidadãos, reforçando ao mesmo tempo imagem de Braga como um destino turístico de excelência em várias áreas”, disse, citado em comunicado.

A nova infraestrutura integra-se numa estratégia municipal mais ampla de criação de uma rede de praias fluviais “acessíveis e de excelência”, que inclui já as praias de Merelim São Paio, Adaúfe e Ponte do Bico.

A autarquia refere que, em breve, irá juntar-se a esta lista a praia fluvial de Navarra, com infraestruturação prevista para o próximo ano.

Três das praias fluviais do concelho foram galardoadas este ano com a Bandeira Azul – Cavadinho, Adaúfe e Ponte do Bico.

A Praia Fluvial do Cavadinho destaca‑se também por possuir a distinção “Qualidade Ouro” atribuída pela Quercus.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Os números do eurodreams

Os números do EuroDreams

Próximo Artigo
Carro destruído pelas chamas em braga

Carro destruído pelas chamas em Braga

Artigos Relacionados