Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Icónica casa senhorial no Bom Jesus à venda por 4 milhões de euros

Alojamento

em

Foto: DR

A propriedade onde se insere a icónica “Casa dos Lagos”, na encosta do Bom Jesus, em Braga, está no mercado pelo preço base de 4 milhões de euros, havendo já investidores estrangeiros interessados na compra. O negócio é exclusividade da Luximos, representante da famosa leiloeira britânica Christies que desenvolve, também, venda de imóveis de luxo.

A casa senhorial data do século XVIII e está inserida num edifício com três apartamentos T2 e uma pequena casa de caseiro que foi recentemente recuperada. Há possibilidade de construir outra moradia no extremo da propriedade, mas depende de pareceres da Câmara Municipal.

Foto: Luximos / Christies

Foto: Luximos / Christies

“O que esta moradia tem de mais interessante é mesmo situar-se num local que é conhecido por ser um dos postais típicos de Portugal – o Bom Jesus de Braga”, começa por referir a O MINHO Ricardo Costa, CEO da Luximos Christies.

Foto: Luximos / Christies

Foto: Luximos / Christies

Foto: Luximos / Christies

Foto: Luximos / Christies

“Beneficia de vistas magníficas para a histórica cidade de Braga e maravilhosos jardins românticos com lagos, árvores centenárias e diversas espécies de flores, numa altura em que se valoriza cada vez mais a natureza a as zonas arborizadas, como é o caso da propriedade em questão”, considera o responsável pela imobiliária.

A propriedade, que pertence à família Pinto Barbosa há já várias décadas, e funcionou recentemente como um solar de alojamento local, pode ser utilizada como moradia residencial para uma família, mas tendo em conta a localização e o número de quartos, o mais adequado será mesmo a utilização para efeitos de alojamento local, como uma “guest-house”.

A área total é de 30.000 m2.

Foto: Luximos / Christies

Foto: Luximos / Christies

Foto: Luximos / Christies

Foto: Luximos / Christies

Foto: Luximos / Christies

Ricardo Costa deixa, contudo, um alerta: “O imóvel já não é novo, por isso quem comprar terá de ter presente o que pretende fazer, se é para fins turísticos, o que eu pessoalmente acho muito indicado, porque estamos a falar de um imóvel grande, tanto a nível interior como exterior, porque tem lagos, piscina, jardim”.

Ricardo Costa adianta ainda que têm tido vários contactos de estrangeiros interessados em visitar e analisar a operação.

Casa dos Lagos. Foto: Solares de Portugal

Casa dos Lagos. Foto: Solares de Portugal

“Como somos Christies, temos acesso a uma carteira internacional muito forte, por isso acho que posso adiantar que é uma probabilidade muito grande a de o imóvel vir a ser comprado por um investidor estrangeiro, porque este tipo de propriedades, com este valor e finalidades, muitas vezes só são adquiridas por investidores internacionais”, explicou o CEO.

Foto: DR

Sobre eventuais construções que interferiam com a designação do Santuário do Bom Jesus como património da UNESCO, Ricardo Costa explica que não há nenhum tipo de restrição, desde que adaptando o modelo já existente. “Uma ou outra construção até pode ser feita, mas é óbvio que não podem subir dois ou três andares em altura, isso seria praticamente inviável, mas a palavra final é sempre da autarquia”, concluiu.

EM FOCO

Populares