Braga: Houve 366 funerais e 484 cremações em 2023 no Cemitério de Monte d’Arcos

Braga: houve 366 funerais e 484 cremações em 2023 no cemitério de monte d'arcos

Em 2023 realizaram-se 366 funerais no Cemitério Municipal de Monte d’Arcos, em Braga, e no Crematório foram cremados 484 corpos.

Os dados constam do Relatório anual de 2023 do pelouro das Obras Municipais; Mobilidade; Gestão e Conservação de Equipamentos Municipais; Gestão e Conservação de Espaço Público; Polícia Municipal e Relação com Ensino Superior, – a que o MINHO teve acesso – gerido pela vereadora Olga Pereira, e através deles se fica, também, a saber que houve 69 transladações, 66 colocações de cinzas e 2.060 atendimentos na secretaria.

O Cemitério possui desde 2018 um crematório concessionado com duas salas para velação de corpos, uma capela aberta a todas as confissões religiosas, uma cafetaria, florista, uma sala de preparação dos cadáveres, para além do forno crematório e um jardim da memória.

Em 2023, neste equipamento, foram realizadas 20 cremações de ossadas e cinco de fetos mortos, bem como 11 Velórios, 169 câmaras frigoríficas, 41 Cinzas em jardim e 18 cinzas em cendrário. Foram, também, construídos 112 columbários para cinzas e 120 ossários para deposição de ossadas, já colocados à disposição do público.

Inaugurado em 1 de julho de 1870, o Cemitério possui hoje uma área de mais de cinco hectares, dividindo-se em 26 secções onde, especialmente nas mais antigas, foram construídos jazigos, jazigos-capela e mausoléus, alguns de grande valor arquitetónico e artístico. O Cemitério tem ainda uma capela dedicada ao culto religioso.

Ao longo dos anos tem vindo a ser alvo de ampliações e melhoramentos significativos, nos cerca de 4 hectares que atualmente compõem a sua área.

O Cemitério Municipal está aberto durante todo o ano, fechando apenas nos seguintes dias: Dia de Ano Novo (1 de janeiro); Dia do Trabalhador (1 de  maio); Domingo de Páscoa (Conforme calendário religioso); São João ( 24 de junho ); e Dia de Natal (25 de dezembro ).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Vilaverdense quebra jejum de oito jogos

Vilaverdense quebra jejum de oito jogos

Próximo Artigo
Marcelo pede estatuto condigno para militares sem os quais “não há forças armadas fortes”

Marcelo pede estatuto condigno para militares sem os quais “não há Forças Armadas fortes”

Artigos Relacionados