Um homem foi detido pela PSP, este fim de semana, em Braga, ao ter sido apanhado em flagrante delito a deslocar-se à Rampa da Falperra, sem ter carta de condução, tendo havido ainda uma outra detenção, mas por agressões e injúrias a agentes da PSP.
As forças de segurança estiveram em peso na Falperra e se a PSP fez duas detenções, a GNR evitou ontem de tarde um eventual desabamento de uma rede, tirando dezenas de pessoas de uma vedação em frente à Rotunda da Estátua do Papa João Paulo II.
O perímetro da Rampa da Falperra começa na área da PSP e termina já na área da GNR, mobilizando dezenas de operacionais de ambas as corporações policiais, bem como da Cruz Vermelha de Braga, dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Braga.
Segundo apurou O MINHO, a preocupação das forças da autoridade incidiu também durante a noite, onde especialmente nas imediações da Curva do Hotel da Falperra, fazem corridas ilegais, causando muito perigo neste troço da Estrada Nacional 309.
Uma das duas detenções realizadas pela PSP de Braga, que assim como a GNR, tiveram um policiamento sempre proativo, consumou-se precisamente naquela mesma zona do Hotel da Falperra, em Braga, onde se realiza anualmente histórica romaria.
A empresa de segurança Alpha e os comissários de pista foram igualmente controlando os ímpetos dos assistentes atrevidos e que iam tentando passar as fitas assinalando barreiras de segurança, evitando assim problemas com a sua segurança e da prova.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Braga também marcou presença, do início até ao fim, assim como os Transportes Urbanos de Braga (TUB), assim como a AGERE, que foi limpando as várias zonas da prova, mas ainda tem muito para limpar.
É que ao longo de todo o percurso, de mais de cinco quilómetros, amontoam-se imensos sacos de plástico, com o lixo, que ao longo dos três dias (sexta-feira, sábado e domingo) se concentram no sopé do Monte Frio e no alto do Monte do Posto Agrário.