Braga: Especialista em pneus alerta para as “primeiras chuvas”

Vem aí muita chuva
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

A empresa Ramôa, especializada em pneus, mecânica e outros serviços para automóveis, com sede em Braga, alertou esta semana para a “perigosidade das primeiras chuvas”, revelando alguns conselhos que podem ser importantes para os condutores.

O foco está virado para o período de chuva que já iniciou ontem e que deverá prolongar-se ao longo da próxima semana, transformando o piso rodoviário sujeito ao verão.

“Depois de meses a conduzir com a companhia do tempo seco, ganhamos hábitos de circulação, desde a velocidade às distâncias de travagem. Porém, com o surgimento das primeiras chuvas o cenário muda e obriga a que mudemos com ele”, aponta a empresa, deixando alguns apontamentos aos condutores.

A empresa explica que a chuva faz “vir ao de cima a sujidade que o tempo seco fez acumular”, piorando o estado do piso, fazendo surgir também óleo acumulado durante o verão, “tornando as estradas muito escorregadias”.

Outro dos riscos é a aquaplanagem, que “acontece quando uma camada de água fica entre o pneu e o solo, fazendo com que percamos o contacto com o asfalto e consequentemente o controlo da direção”.

Conselhos aos condutores

Os conselhos aos condutores passam por prolongar a distância em relação a outras viaturas, porque “com chuva precisamos de mais metros para imobilizar o veículo”, caso surja alguma travagem mais brusca.

O estado do carro também é importante, não só os pneus, que devem ser renovados caso estejam gastos para uma melhor adaptação às estradas mais escorregadia, mas também as escovas, que devem ser mudadas anualmente nesta altura, aconselha o grupo de Braga. Por fim, o estado dos faróis e das luzes também é referido, de forma a melhorar a visibilidade durante a chuva ou o nevoeiro.

Vem aí muita chuva

Os modelos de previsão meteorológica para os próximos dias apontam a formação de um “rio atmosférico” que prepara-se para descarregar muita chuva na região noroeste da Península Ibérica, a partir de quarta-feira, afetando Galiza e o litoral costeiro de Portugal, com especial incidência a Norte.

Apesar da incerteza habitual na meteorologia – até porque ainda faltam alguns dias -, o modelo ECMWF aponta a descarga de muita chuva na quarta-feira à noite, afetando com especial intensidade o Alto Minho e a Galiza.

Contudo, o “rio atmosférico”, formado na América Central e que atravessa todo o Oceano Atlântico para descarregar na Europa, deverá afetar todo o continente entre a madrugada de terça-feira e, especialmente, na quinta-feira.

O tempo deverá melhorar apenas na sexta-feira.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x