Quase todos os bracarenses (97%) vivem felizes na cidade, o que coloca a cidade no terceiro lugar da tabela de um Eurobarómetro sobre qualidade de vida nas cidades europeias, divulgado esta sexta-feira.
De acordo com o Jornal de Negócios, a cidade de Braga foi considerada como a 12.ª cidade com melhor qualidade de vida, entre 83, conforme anunciou, esta sexta-feira, a Comissão Europeia.
As conclusões resultam do inquérito “Percepção da Qualidade de Vida nas Cidades Europeias”, que coloca a cidade minhota como a única representante de Portugal no “top” 15 divulgado por Bruxelas, acrescenta o jornal.
Em relação a 2012 (data do último inquérito), Braga subiu 12 posições (de 24.ª para 12.ª) e foi a que mais cresceu na avaliação que os populares fazem sobre os serviços de saúde. Neste aspeto, Lisboa é a cidade portuguesa com mais cidadãos satisfeitos (59%), seguindo-se Braga (52%) e a Grande Lisboa (50%).
Além disso, acrescenta o Negócios, a cidade bracarense é a segunda cidade europeia onde as pessoas se sentem mais satisfeitas com o serviço de educação e onde dizem encontrar habitação de qualidade a um preço razoável.
Braga é ainda a terceira que mais evolui na receptividade a cidadãos estrangeiros e na avaliação que faz dos seus espaços verdes e é, por outro lado, a quarta cidade europeia que melhor avalia os serviços culturais ao seu dispor.
Oslo e Zurique (na Suíça), com 99% de inquiridos a dizerem-se felizes por lá viverem, lideram a tabela, na qual as primeiras cidades da União Europeia (UE) a surgir (‘ex-aequo’ no segundo lugar), com 98% são Aalborg (Dinamarca), Vilnius (Lituânia), Belfast (Reino Unido).
Braga partilha o terceiro lugar com outras oito cidades, incluindo Málaga, em Espanha.
Istambul (Turquia), Athina (Grécia) e Palermo (Itália) estão no outro extremo, com respetivamente 35%, 33% e 32% dos habitantes a dizerem-se satisfeitos com a vida na respetiva cidade.
Lisboa e a região da Grande Lisboa estão, segundo o inquérito, empatadas, com 89% de habitantes a responderem estar satisfeitos.
Zurique (97%), Groningen (Holanda), Antuérpia (Bélgica), Gratz (Áustria), com 93% cada, e Lille (França), com 92% cada, lideram a tabela.
Notícia atualizada às 16h31. Título corrigido.
Ative as notificações no canto esquerdo do seu ecrã e receba alertas de notícias de Última Hora.*
* disponível para Google Chrome