Braga e Viana sob aviso amarelo devido à chuva forte a partir de quinta-feira

Alerta
Braga e viana sob aviso amarelo devido à chuva forte a partir de quinta-feira

Braga e Viana do Castelo vão estar na quinta-feira e sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, provocada por um “rio atmosférico”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além de Braga e Viana do Castelo, o aviso amarelo vigora no Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Lisboa e Santarém, entre as 17:00 de quinta-feira e as 03:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê a partir de quinta-feira e pelo menos até domingo períodos de chuva, que pode ser por vezes forte, descida da temperatura máxima e vento moderado a forte nas terras altas.

Como O MINHO noticiou, a partir de meio da tarde da próxima de quinta-feira, vem aí chuva e descidas das temperaturas, que se deverão manter até domingo. A mudança do estado do tempo em Portugal Continental deve-se a uma “rio atmosférico”.

O IPMA explica que “a região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental, irá enfraquecer, e permitir a passagens de massas de ar tropicais e com elevado conteúdo em vapor de água, transportadas latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como ‘rio atmosférico’”.

“Esta situação meteorológica, deverá originar precipitação persistente na generalidade do território, e tem potencial para produzir chuvas persistentemente fortes, em especial nas regiões do Centro e Sul, onde os impactos poderão ser significativos. A chuva deverá chegar ao Minho e Douro Litoral a partir do meio da tarde de dia 28, e estender-se gradualmente às restantes regiões Norte e Centro, e a partir de dia 29, à região Sul”, prevê ainda o IPMA.

O vento do quadrante sul, deverá aumentar de intensidade, em particular nas terras altas.

O IPMA salienta ainda ainda o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Marcelo defende que "a força das democracias está nos moderados"

Marcelo defende que "a força das democracias está nos moderados"

Próximo Artigo
Mulher foi atropelada por carro em fuga após tiroteio na 'guerra de gangues' em braga

Mulher foi atropelada por carro em fuga após tiroteio na 'guerra de gangues' em Braga

Artigos Relacionados