Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Braga promove, durante a quadra natalícia, um conjunto de festividades com o programa “Braga é Natal”, que promete, de acordo com a autarquia, espalhar o espírito e a magia da época um pouco por todo o concelho, com especial enfâse nas ruas do centro histórico.
“São 12 dias repletos de muita animação e com um programa diversificado, que convida os bracarenses a viverem o Natal de forma diferente”, refere o Município de Braga.
Três concursos, intervenções artísticas coletivas, vinte e dois concertos, espetáculos de dança e patinagem artística, oito grupos de cânticos de reis e janeiras, recriação da Fogueira de Natal, um Bolo-rei Gigante e uma tenda que conta com mais de cinco dezenas de atividades dirigidas ao público infanto-juvenil integram a programação.
Trata-se de uma iniciativa que “tem vindo a afirmar Braga como um dos grandes destinos de Natal a nível nacional”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação da programação, que decorreu na sexta-feira passada.
Segundo o autarca, o programa assenta em vertentes distintas, prometendo trazer a Braga momentos únicos.
“Desde o ambiente natalício, proporcionado pela decoração e pela música, passando pela atratividade do tecido comercial, pela vertente desportiva, chegando à componente cultural e social que se espalha pela cidade, Braga está a tornar-se um destino preferencial nesta época do ano”.
Personagens do imaginário natalício percorrerão as ruas do centro histórico e irão interagir com miúdos e graúdos em ambiente de grande diversão. O Pai Natal e a Rena Rodolfo, um Circo de Malabares e Magia, Seres do Gelo, Cozinheiros Divertidos, Clowns, Inspectores do N.A.T.A.L., vendedores com a sua animada carroça, comboio de Natal, tele-duendes, cientistas malucos, bailarinas e princesas e, ainda, um Globo de Natal Gigante não vão faltar nas ruas de Braga.
Nesse sentido, Ricardo Rio sublinhou que o Município de Braga quer criar condições para que o comércio local saia favorecido com os grandes eventos que ocorrem ao longo do ano.
“Sem colocar em causa a articulação entre a Câmara de Braga e as grandes superfícies comerciais, queremos que o centro da cidade seja dinamizado, também, pela via comercial”, afirmou o edil, desafiando os bracarenses a desfrutarem destes momentos em família.
O ponto alto das comemorações natalícias está reservado para sábado, 19 de dezembro, com a iniciativa “Natal na Rua” que transforma o centro histórico numa grande montra das tradições natalícias da cidade, trazendo para as ruas os cheiros e coloridos típicos das tradições de Natal.
Lídia Dias, vereadora da Cultura do Município de Braga, lembrou que este é um projeto que tem vindo a conquistar os bracarenses.
“Há três anos este programa resumia-se a um fim de semana e hoje apresentamos uma programação ininterrupta de 12 dias. É um programa diversificado e para todos os públicos que vai criar um enorme ambiente natalício e gerar um sentimento de comunidade que é tão característico da cidade”.
Para esse dia estão previstas atividades desde a música, dança, gastronomia, teatro, poesia, que trarão consigo animação, diversão e muito boa disposição para as pessoas de todas as idades. São 13 horas de programação, onde se destaca o grande concerto “Vozes Da Paz” protagonizado pelo Decateto Portuguese Brass com o coro de cento e oitenta alunos do Conservatório Gulbenkian de Braga, o já famoso Bolo-rei Gigante, dinamizado pela Associação Comercial de Braga, e a Fogueira de Natal, que vai encerrar esta mágica noite pelas 23h30.
“Este foi um programa desenvolvido com a ajuda de muitos parceiros e entidades que querem que Braga seja Natal e que o Natal se viva na rua” concluiu Lídia Dias, esperando que a população bracarense saia à rua para celebrar o Natal em comunidade.
No dia 20 de dezembro, pelas 15h00, as ruas abrem-se para assistir a uma inédita Parada de Natal. São mais de 20 instituições que vão trazer às ruas da cidade mais de 800 participantes. Pelas 18h00, terá início mais uma edição da Corrida de S. Silvestre.
Tal como vem acontecendo nos grandes eventos da cidade, o “Braga é Natal” conta ainda com a colaboração dos Transportes Urbanos de Braga que, de 19 a 23 de dezembro, disponibilizam um interface de ligação ao centro histórico, a partir de vários pontos da cidade, por um euro. Também os Comboios de Portugal se associaram ao evento com um serviço de ligação entre o Porto e Braga a dois euros a viagem de ida e volta. Este serviço estará disponível durante os fins de semana em que decorre o “Braga é Natal”.
A programação é vasta e a fruição variada, não faltando os tradicionais presépios movimentados em várias freguesias do concelho, além do Presépio Vivo de Priscos, cuja fama já atravessa largamente as fronteiras nacionais.
Braga volta a festejar passagem de ano
Uma das novidades apresentadas prende-se com as celebrações de fim de ano. Este ano, Braga irá receber 2016 na rua e em comunidade. O Município de Braga está a preparar, para a noite de 31 de dezembro, um diversificado programa de celebrações com muita música e fogo-de-artifício, num evento que contará com a presença, como cabeça-de-cartaz, do artista Nélson Freitas.
A festa, que terá lugar na Rua Dr. Gonçalo Sampaio, junto ao Theatro Circo, entre as 22h00 e as 03h00, contará ainda com a animação dos DJ´s Miguel Rendeiro, Nuno Castilho, Pette e muitos outros. A entrada é gratuita e o início do novo ano será assinalado com um espectáculo pirotécnico.
“Respondendo a um anseio de muitos bracarenses, a cidade volta a ter uma festa de fim de ano para todos. Esta é uma época que será vivida de forma intensa e estão reunidas todas as condições para que os bracarenses e aqueles que nos visitam possam celebrar o Natal e o Ano Novo com muita animação nas ruas da cidade”, concluiu Ricardo Rio.