Braga: DST investe 88 milhões em cem unidades modulares para habitação e residências (estudantis, hospitalares e seniores)

Irá criar 800 postos de trabalho
Braga: dst investe 88 milhões em cem unidades modulares para habitação e residências (estudantis, hospitalares e seniores)

O dstgroup vai desenvolver no seu campus, em Braga, um empreendimento designado “Living Lab” (Laboratório Vivo), com cerca de 4.000 m2 e aproximadamente 100 unidades modulares habitáveis que responderão a diferentes programas funcionais, designadamente: residências para estudantes, habitações, hotelaria, residências hospitalares e residências seniores.

O seu administrador José Teixeira adiantou a O MINHO que a iniciativa integra um dos programas do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) que a dst lidera, do qual estes projetos fazem parte e que já foram aprovados, com 28 empresas industriais e 17 entidades do sistema científico e tecnológico

. Tem um investimento global de 215 milhões de euros dos quais o dstgroup investe, no seu complexo, em Braga, e nas áreas objeto da unidade de execução de Pitancinhos, cerca de 88 milhões.

Criará 800 postos de trabalho, em que 15% serão doutorados, e tem um objetivo de exportação de 70% da produção.

Três fábricas

Acrescentou que, para isso, serão construídas três fábricas que fazem parte do cluster da construção modular bem como o “living lab” de Investigação e Desenvolvimento (I&D), desenhado pelo arquiteto Norman Foster.

“Trata-se de um exercício de extrema relevância do ponto de vista da sustentabilidade, visto que privilegiará um design baseado nos princípios do Eco-design com recurso a materiais ecológicos (reciclados e recicláveis) e soluções construtivas que visem o Ciclo de Vida do edifício e da sua construção, incluindo estratégias relativas às fases de desmantelamento em fim de vida”, revelou o empresário.

A dst, grupo de engenharia e construção fez uma parceria com a Fundação Norman Foster fez, recentemente, uma parceria para a criação de um laboratório vivo de investigação e testagem de soluções à escala real no âmbito da construção modular e pré-fabricação, em Braga, um projeto que promete “transformar a construção em Portugal”.

O projeto prevê que a equipa da Fundação Norman Foster, liderada pelo conceituado arquiteto, assuma a posição de consultor de investigação e líder de design, trabalhando com outras entidades, numa equipa multidisciplinar, que desenvolverá o design conceptual dos sistemas de construção e de soluções modulares e de pré-fabricação”.

Câmara aprovou

O arranque da iniciativa tornou-se viável após a aprovação, na última reunião de Câmara, de uma proposta do pelouro do Urbanismo, gerido pelo vereador João Rodrigues, para a criação da Unidade de Execução de Pitancinhos, em Palmeira, a qual regula as operações urbanísticas previstas para a zona.

O documento refere que, com a Unidade, se pretende “obter uma adequada estruturação urbana com o novo traçado viário que articule o parque industrial de Pitancinhos com o parque industrial de Adaúfe e a ligação à futura variante do Cávado, articulada com as zonas verdes de utilização coletiva e estacionamento publico”.

Quer-se, ainda, “conseguir uma articulação entre o interesse público e o privado, no uso do equipamento de utilização coletiva em espaço privado, bem como “estimular a instalação de unidade industriais ou de armazenagem de média ou grande dimensão, obedecendo a critérios de integração urbana com a malha existente e com a estrutura viária proposta. – Criação de uma solução urbana que conjugue as necessidades propostas com as previsões e condicionantes regulamentares do PDM nomeadamente, no seu Ordenamento, Classificação e Qualificação do Solo, Estrutura Ecológica, Mobilidade, Património Classificado e Inventariado, Zonamento da Sensibilidade ao Ruído”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Líder do psd acusa governo de falhanço total no processo de descentralização

Líder do PSD acusa Governo de falhanço total no processo de descentralização

Próximo Artigo
Taça davis: portugal soma 2 pontos diante do brasil em viana e está mais perto do'play-off'

Taça Davis: Portugal soma 2 pontos diante do Brasil em Viana e está mais perto do'play-off'

Artigos Relacionados