Seguir o O MINHO

Braga

Braga desafia crianças a escutarem plantas no Mosteiro de Tibães

Workshop por Cláudia Martinho

em

Foto: Divulgação / André Macedo

Sabia que as plantas comunicam e interagem connosco, emitindo sinais em frequências que nos passam despercebidas? O Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts promove no próximo sábado, nos jardins do Mosteiro de Tibães, o workshop “À Escuta das Plantas”, uma oficina que convida crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, a descobrir os sons que se escondem nas árvores e em outras plantas, foi hoje anunciado.

Recorrendo a diferentes dinâmicas como a caminhada sonora, a escuta ativa e a interação sensorial, ajudados por sensores de impulsos elétricos e microfones de contacto, esta oficina tem por objetivo a consciencialização dos participantes para a importância da preservação do meio ambiente e para uma perceção da comunicação e interação das plantas com o Ser Humano, refere a organização em comunicado.

A oficina é conduzida por Cláudia Martinho , arquiteta, artista sonora e investigadora na Universidade do Minho.

Cláudia Martinho tem vindo a desenvolver uma prática experimental que cruza arte sonora, arquitetura, ecologia acústica, animismo e ativismo. Interessa-se particularmente pela cocriação espacial e sonora como ferramenta e ação transformadora, e desenvolve instalações sonoras, performances e oficinas, que incentivam a escuta ativa e o desenvolvimento do ser humano em convívio com a natureza. É cofundadora da Rural Vivo, associação cultural dedicada a atividades artísticas, educativas e ecológicas na Serra do Gerês, Reserva da Biosfera da UNESCO. Cláudia Martinho é também autora do “Concerto para 2027 plantas”, instalação bioacústica que fechou a Sessão Pública de Apresentação da Candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.

Foto: Divulgação / André Macedo

O workshop “À Escuta das Plantas” tem a duração de duas horas, arrancando às 10:00 no Mosteiro de Tibães. Os bilhetes custam 7 euros por criança + acompanhante, acrescentando-se 3 euros por cada criança extra.

Os bilhetes podem ser adquiridos em https://circuitobma.bol.pt e nos locais habituais.

Campo de férias do Circuito chega já na próxima semana

De 12 a 16 de julho, o programa do Circuito apresenta o Circuito Summer School, uma semana totalmente dedicada à música eletrónica e à exploração sonora, onde os artistas de Braga transformam-se em formadores para partilharem com os participantes o seu conhecimento através de workshops e masterclasses.

Destinado a jovens entre os 15 e os 21 anos de idade, com interesse pela música eletrónica e arte digital, ou que pretendem dar os primeiros passos nestas áreas, o Circuito Summer School propõe cinco dias de aprendizagem, criação colaborativa e muita partilha a tempo inteiro.

O programa apresenta conversas com os músicos bracarenses Rita Sampaio (IVY, Grandfather’s House), Lucas Palmeira (Quadra), Ivo Roncon (MC Zero) e Terzi (DJ), que vão partilhas as suas experiências nas respetivas áreas artísticas.

Para além das conversas, o programa integra ainda um conjunto de workshops: introdução ao Ableton Live com Filipe Fernandes (Digitópia Casa da Música), iPad como ferramenta de expressão musical com Nuno Santos (Imaginando), e uma oficina de construção de instrumentos eletrónicos sonoros conduzida por Inês Castanheira.

O programa da primeira edição Circuito Summer School encerrará com uma sessão de improvisação com o músico Tiago Sampaio (St. James Park e Grandfather’s House).

O Circuito Summer School é limitado a 15 participantes. Mais detalhes sobre o programa podem ser conhecidos aqui.

Os bilhetes custam 25 euros e podem ser adquiridos em https://circuitobma.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

Populares