Braga cria prémio de poesia José Manuel Mendes

Proposta vai ser votada amanhã
Foto: CM Braga

A Câmara de Braga vai criar o Prémio de Poesia José Manuel Mendes.

A iniciativa, cuja proposta será analisa amanhã, em sede de reunião de executivo, pretende homenagear José Manuel Mendes, distinta personalidade da cultura literária nacional, ligada desde tenra idade ao concelho de Braga e que em muito tem contribuído para a divulgação de novos nomes da escrita literária em Portugal.

Em comunicado, a autarquia explica que “este galardão visa não só perpetuar o legado deste autor, mas também incentivar a criação poética contemporânea, promovendo novos talentos e consolidando a importância da poesia na formação cultural e humanística da nossa sociedade. Almeja, ainda, reconhecer a necessidade de valorizar a arte poética como um pilar fundamental da nossa identidade cultural, Bracarense e portuguesa”.

E acrescenta: “A crescente valorização da literatura e das artes, aliada à necessidade de apoiar e incentivar a criação artística, faz deste prémio uma resposta adequada e relevante. Além disso, ao celebrar a figura de José Manuel Mendes, o Município estará a reavivar o interesse pela sua obra, promovendo estudos e análises que contribuirão para a perpetuação do seu legado literário”.

José Manuel Mendes é cofundador e dirigente da Associação Portuguesa de Escritores; membro do Conselho Cultural e do Conselho Geral da Fundação Carlos Lloyd Braga da Universidade do Minho; membro do Conselho Diretivo da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, desde 2004.

Distinguido a nível nacional com a Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por outorga do Presidente da República Jorge Sampaio (2006), José Manuel Mendes é ainda Grande Oficial da Ordem de Mérito, condecoração concedida pelo Presidente da República Mário Soares (1995); Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministro Pedro Roseta (2004). Tem sido distinguido por várias instituições, nomeadamente com a Medalha de Mérito Grau Ouro pelo Município de Braga. Coordenou durante vários anos a organização da Feira do Livro de Braga.

Tem entrevistado durante quatro décadas escritores do panorama nacional português, tais como: José Saramago, Fernando Namora, José Cardoso Pires, Urbano Tavares Rodrigues, Vergílio Ferreira, Natália Correia, Lídia Jorge, Teolinda Gersão, Hélia Correia, Eugénio de Andrade, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, António Ramos Rosa, entre muitos outros escritores consagrados nacionais e da comunidade lusófona e francófona. Tem integrado inúmeros júris de importantes concursos literários, entre eles Prémio Camões, Prémio Literário RTP, Prémio Literário da CPLP, Prémio Fernando Namora, Prémio Literário Miguel Torga, Prémio Ruy Belo, Prémio Sophia de Mello Breyner, Prémio Manuel Alegre, Prémio Vasco Graça Moura, entre outros. É coautor do hino da Universidade do Minho, com música composta pelo Maestro Fernando C. Lapa, composição poética intitulada “Estes anos são viagem”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x