Seguir o O MINHO

Braga

Braga cria equipa para promover igualdade de género

Equipa para a Igualdade da Vida Local

em

Ricardo Rio. Foto: DR

Os vereadores da Câmara de Braga concordaram, esta segunda-feira, em reunião do executivo, com uma proposta de protocolo de cooperação com Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).


O objetivo é o de pôr em prática as medidas da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2020 Portugal +Igual.

O acordo propicia, assim, a criação de uma Equipa para a Igualdade da Vida Local (EIVL) e a nomeação de dois/duas conselheiros/as locais para a igualdade.

Com a aprovação do documento, passa a competir à autarquia a tarefa de, “conceber e implementar um Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação” e garantir serviços de atendimento, informação e encaminhamento para vítimas de violência contra as mulheres e violência doméstica.

Formar recursos

A CIG, fica, por seu turno, encarregada de formar recursos humanos do Município para intervir nesta área. As duas partes “comprometem-se a contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade entre homens e mulheres e  de não violência e não discriminação”.

Dispõem-se, ainda, a combater todas as formas de violência contra as mulheres e de violência doméstica, incluindo a violência no namoro.

Fomentar a participação dos homens na esfera privada, ao nível do trabalho de cuidado e doméstico, e corrigir as desvantagens das mulheres no mercado de trabalho são outros objetivos do protocolo entre a Câmara Municipal de Braga e a CIG.

A futura EIVL será formada pelo presidente da Câmara ou vereador/a com o pelouro da Igualdade, os dois conselheiros/as locais para a igualdade, dirigentes do Município e três elementos de reconhecida competência técnica nesta área. Podem ainda fazer parte da EIVL representantes da Assembleia Municipal.

Anúncio

Braga

Trio detido por ameaças e extorsão em Vieira do Minho

Crime

em

Foto: Ilustrativa / GNR

Dois homens e uma mulher, entre os 26 e os 32 anos, foram detidos pelos crimes de ameaças e extorsão, em Vieira do Minho, anunciou hoje a GNR.

Segundo aquela força militar, a mulher “aliciou a vítima, um homem de 30 anos, através das redes sociais, chegando a pedir cerca de mil euros para um suposto processo de divórcio de que estaria a passar, ao qual a vítima consentiu dando-lhe o dinheiro”.

Posteriormente, “um dos suspeitos, fazendo-se passar por marido da suspeita, ameaçou de morte a vítima, negociando a sua segurança a troco de cerca de 4 mil euros”.

“Após diversas diligências de investigação, os três suspeitos foram detidos” no último domingo através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Póvoa do Lanhoso.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Verde.

Continuar a ler

Braga

Transportes Urbanos de Braga estão a recrutar motoristas

Emprego

em

Foto: TUB

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) estão a recrutar motoristas, anunciou hoje a empresa.

Os critérios obrigatórios para os candidatos são o 12.º ano de escolaridade, carta de condução D, D1 e Certificado de Aptidão de Motorista | CAM, disponibilidade e flexibilidade de horário, idade mínima 25 anos.

Os TUB dão preferência a candidatos com experiência na condução de pesados de passageiros / mercadorias, residentes no concelho de Braga e conhecimento de Línguas Estrangeira, nomeadamente, Inglês.

Os interessados podem candidatar até ao dia 2 de outubro.

Mais informação pode ser consultada no site dos TUB.

Continuar a ler

Braga

Braga entre as 10 cidades europeias a quem os turistas não dão o devido valor

A cidade de Braga foi considerada uma das 10 mais subvalorizadas na Europa pela produtora WatchMojo, um dos maiores canais do YouTube com mais de 13 bilhões de visualizações e 22 milhões de subscritores. Para a empresa canadiana, Braga é a segunda cidade mais subvalorizada da Europa, muito por culpa de Porto e Lisboa estarem a tornar-se em destinos preferenciais na Europa. Imagens: Mojo

em

Foto: DR

A cidade de Braga foi considerada uma das 10 mais subvalorizadas na Europa pela produtora WatchMojo, um dos maiores canais do YouTube com mais de 13 bilhões de visualizações e 22 milhões de subscritores. Para a empresa canadiana, Braga é a segunda cidade mais subvalorizada da Europa, muito por culpa de Porto e Lisboa estarem a tornar-se em destinos preferenciais na Europa. Imagens: Mojo

Continuar a ler

Populares