Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Cidade reforça atratividade turística

em

O Posto de Turismo de Braga registou, entre janeiro e agosto deste ano, a entrada de cerca de 170 mil turistas, mais 35 mil do que em igual período do ano passado. Os meses de julho e agosto ficam para a história como os melhores de sempre para o Turismo da Cidade. Os dados foram avançados esta terça-feira, dia que marcou o arranque das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se celebra no próximo dia 27 de setembro.

Para António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, os números representam o reforço da atratividade turística da cidade e resultam da estratégia promocional desenvolvida pelo Município parceria com diversos agentes do território.

O aumento de turistas teve “excelentes repercussões” na economia local, nomeadamente na hotelaria e restauração.

“A taxa de ocupação hoteleira ultrapassou os 85 por cento, sendo que em épocas como a Semana Santa e o Verão muitos hotéis estiveram lotados”, referiu o representante do Município.

Braga registou um aumento bastante significativo de turistas de nacionalidade espanhola (48.807), portuguesa (40.921) e francesa (31.909), mercados que representam 72,25 por cento do número total de visitantes e turistas em 2015.

Em julho foram atendidos no Posto de Turismo 41.132 turistas, mais 36 por cento do que em 2014, enquanto em agosto foram registados 63.233 visitantes, um aumento de 34 por cento face ao ano anterior.

braga como destino turistico1

António Barroso sublinhou o “contributo decisivo” que os operadores privados e empresas do setor tiveram na obtenção destes resultados, “não apenas pela promoção que fazem dos seus espaços, mas também de toda a região”.

António Barroso deixou ainda um agradecimento a todas as entidades culturais e associativas do concelho, “que ajudam a criar momentos de atração e animação”, assim como aos colaboradores do Posto de Turismo, os “primeiros embaixadores de Braga”.

A estratégia de promoção do destino Braga vai intensificar-se em 2016, desde logo com o lançamento de um portal dedicado ao Turismo, de vídeos promocionais da cidade e com a renovação do cartão turístico ‘Braga Card’. António Barroso desafiou ainda os bracarenses a serem eles próprios os promotores de Braga, “uma cidade antiga, mas que se renova todos os dias”.

Exposição ‘Da Ruralidade ao Urbanismo’

O início das comemorações do Dia Mundial do Turismo ficou marcado pela inauguração da exposição de Amélia Oliveira intitulada ‘Da Ruralidade ao Urbanismo’, patente no Posto de Turismo de Braga. A mostra faz uma abordagem às memórias ainda recentes de Braga rural, sensibilizando para a existência de algum património material e imaterial que importa conhecer e valorizar.

No dia 26 de setembro, às 10h00, realiza-se uma visita ao Museu Nogueira da Silva destinada a profissionais de Turismo. O objetivo é reunir um conjunto de profissionais aos quais se pretende alertar sobre a necessidade de conhecer a cidade e o seu património.

No Dia Mundial do Turismo, 27 de Setembro, a partir das 10h30, o Posto de Turismo haverá a degustação de doçaria tradicional e vinho verde da Cavagri. Aos visitantes serão também oferecidas viagens para o Bom Jesus nos autocarros dos TUB e no Elevador.

No dia 28, às 14h30, será exibido um vídeo sobre a cidade para deficientes auditivos. Esta iniciativa conta com a parceria da Escola Secundária Carlos Amarante.

Populares