A associação Braga Ciclável iniciou 2025 a ensinar 20 crianças, jovens e adultos a dar as primeiras pedaladas. E já ensinou mais de 500 pessoas a andar de bicicleta.
O seu presidente da Direção, Mário Meireles adiantou hoje que a iniciativa que vai para o 6.º ano consecutivo, conta com monitores formados por duas professoras de Educação Física, tendo como principal objetivo ensinar pessoas a pedalar. Têm sido entre 30 a 40 pessoas novas em cada sessão, que acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês na Praça da Justiça, em frente ao Tribunal, das 10 às 13 horas.
E acrescenta: “A ampla praça serve de local para o treino do equilíbrio, antes de se começar a pedalar. Os alunos que já passaram por estas aulas e saíram a pedalar vão desde o Tomás com quase 3 anos, até à Valéria com 61 anos!”
A associação sublinha que, “na primeira aula de 2025, no meio de 20 alunos, uma mãe e uma filha aprenderam a pedalar. Nas palavras da família foi um verdadeiro milagre de Natal, visto que nas primeiras horas da manhã apenas a filha vinha para a aula para aprender. No final da manhã praticamente todos os que chegaram sem saber pedalar, saíram a pedalar”.
E vai às escolas
A par destas aulas a associação – diz ainda o seu Presidente – tem também auxiliado outras atividades semelhantes nas escolas. Em 2024 apoiou aulas dedicadas a alunos da EB 2/3 Dr. Francisco Sanches e na EB 2/3 André Soares.
E acentua: “Apostada em dar resposta noutros fins de semana e noutros locais, a associação irá em breve, e em conjunto com outras autarquias locais, dinamizar as aulas noutras praças da cidade. Para isso, formou um conjunto de monitores, em duas sessões distintas, que estão preparados para dinamizar aulas de iniciação à bicicleta. A partir de fevereiro espera-se dinamizar uma segunda sessão de aulas numa outra praça da cidade”.
As aulas no primeiro sábado de cada mês – conclui – “continuarão a ser na Praça da Justiça, estando já calendarizadas para todo o ano de 2025. A próxima aula é no dia 1 de fevereiro de 2025, e qualquer pessoa, de qualquer idade, pode aparecer”.