Braga chega hoje aos 30 graus

Previsão do IPMA
Praia Fluvial de Adaúfe. Foto: CM Braga

O calor já começar a ‘apertar’ e hoje Braga deverá chegar aos 30 graus Celsius, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Viana do Castelo, a máxima será de 24ºC, mas em zonas mais interiores do Alto Minho, como Ponte de Lima e Monção, chega aos 29ºC.

Contudo, amanhã, é que as máximas vão começar a subir acentuadamente, chegando aos 33ºC em Braga, 27ºC em Viana do Castelo e 33ºC em Ponte de Lima.

A subida das temperaturas, explica o IPMA, deve-se ao “anticiclone que se encontra na região dos Açores” e que se “irá estender em crista para o Golfo da Biscaia” durante esta semana, “o que em conjunto com um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, dará origem a um fluxo de sueste com transporte de uma massa de ar proveniente do norte de África, favorável a uma situação meteorológica de tempo quente e seco”.

“Assim, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, podendo haver alguma nebulosidade durante a madrugada e início da manhã nas regiões Norte e Centro, mais provável nos primeiros dias da semana e no litoral. Nos dias 29 e 30 poderá haver um aumento temporário de nebulosidade durante a tarde, em especial no interior, não se excluindo a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no dia 30”, salienta o IPMA em comunicado.

Assim, “a temperatura do ar, já acima dos valores da normal climatológica do mês de maio na generalidade do território, irá registar uma subida gradual, com os valores mais elevados” na quinta e sexta-feira.

Aumento do risco de incêndios

O IPMA alerta que “estas condições meteorológicas resultarão no aumento gradual do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com a classificação de PIR elevado ou muito elevado a estender-se gradualmente à maioria das regiões, e a classificação de PIR máximo a atingir alguns concelhos da região Sul”.

O índice de radiação ultravioleta previsto deverá manter-se em valores muito elevados, associados à altura do ano e à ausência de nebulosidade, conclui o IPMA.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior

Meteorologia e falta de mão-de-obra dificultam limpeza de terrenos dentro do prazo

Próximo Artigo

Braga: Pais de "Manu" lançam petição a exigir encerramento definitivo do Bar Académico

Artigos Relacionados