José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e natural de Vila Verde, e José Dias Fernandes, empresário de Viana do Castelo que foi imigrante ilegal, foram eleitos pelo círculo da Europa nas eleições legislativas antecipadas, revelou hoje a contagem da votação da emigração.
José Dias Fernandes repetiu eleição pelo Chega pelo círculo da Europa, depois de ter conseguido a eleição pela primeira vez nas eleições legislativas de 2024.
Além do deputado de Viana do Castelo, o Chega elegeu Manuel Magno Alves pelo círculo de Fora da Europa.
Foi expulso duas vezes de França
Dias Fernandes é natural de Viana do Castelo e nos últimos 50 anos viveu em França, onde durante anos foi imigrante ilegal, tendo sido, por isso, expulso duas vezes, até conseguir a legalização.
Como O MINHO noticiou em 2024, e segundo o jornal Público, que cita uma entrevista do candidato e empresário ao LusoJornal, José Dias Fernandes conta que foi durante a presidência do socialista François Mitterrand que conseguiu a sua autorização de residência.
O eleito do Chega pela Europa afirma-se, ainda, solidário com todos aqueles que, como ele, procuraram melhores condições de vida noutro país, mesmo que de forma ilegal.
Saiu de Portugal na década de 70. “Fui expulso duas vezes [de França]. É verdade”, reconhece na entrevista ao LusoJornal. “Tentei Andorra e voltei para França e fui expulso novamente. Voltei em 1978, outra vez. Quando passou a François Mitterrand, tive ocasião de fazer os papéis”, acrescenta.
Na entrevista, José Dias Fernandes diz ainda que ajudou “centenas” de imigrantes ilegais portugueses em França, ajudando a criar “dezenas de empresas”.
“Só se faziam papéis em França [atribuição de residência legal] a quem fosse empresário. Como eu decidia quem ia trabalhar como subempreiteiro, ajudei muito português a criar a sua empresa e a dar trabalho. Sei as dificuldades do imigrante comum”, afirma na entrevista.
José Manuel Fernandes foi presidente da Câmara de Vila Verde
José Manuel Fernandes, de Vila Verde, foi o eleito pela AD – Coligação PSD/CDS pelo círculo da Europa, depois de ter exercido funções de ministro da Agricultura e Pescas desde 2024, no governo liderado por Luís Montenegro.
O antigo eurodeputado (2009-2024), foi também presidente da JSD -Juventude Social Democrata de Vila Verde (1992-1993), líder da comissão política distrital de Braga da JSD (1994-1996) e presidente da Câmara Municipal de Vila Verde (1998).
José Cesário foi eleito pela AD no círculo Fora da Europa.
Como O MINHO noticiou, o Chega e a AD repartiram os deputados eleitos pelos dois círculos da emigração, enquanto que o PS perde o único deputado que tinha conquistado em 2024 e fica a zeros.