Seguir o O MINHO

Braga

Braga cancelou orçamentos participativos

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Braga

A Câmara de Braga cancelou as edições deste ano dos Orçamentos Participativos (OP), nomeadamente o OP Geral, o OP Escolar e o OP Jovem ‘Tu Decides!’, anunciou hoje a autarquia.

“A decisão fica a dever-se à actual situação de pandemia e a todos os condicionamentos a ela associados, que resultarão no manifesto impedimento ou disponibilidade para o envolvimento dos bracarenses nas diferentes fases dos Orçamentos Participativos”, refere o município em comunicado.

Segundo a vice-presidente da Câmara de Braga, Sameiro Araújo, esta é uma medida preventiva que se vem juntar ao Plano de Contingência Municipal. “Os Orçamentos Participativos serão retomados e as suas iniciativas serão reagendadas logo que tal seja viável”, garante Sameiro Araújo.

Os Orçamentos Participativos são “um instrumento de participação activa, que representam a democracia no seu expoente máximo de concretização”. “Os bracarenses propõem, os bracarenses votam. Ao longo dos anos de implementação, muitos tem sido os projectos concretizados e muitas também tem sido as mais-valias dos mesmos para a cidade”, salienta a vice-presidente.

“Todos estes processos exigem sempre um pouco de nós, a nossa disponibilidade enquanto cidadãos e, neste momento, não estão reunidas as condições para que isso aconteça”, frisa Sameiro Araújo.

Populares