Três minutos foi o tempo suficiente para dois jovens assaltarem, esta madrugada, o supermercado “Poupa +”, em Ferreiros, na cidade de Braga, causando prejuízos de mais de mil euros.
Os dois assaltantes utilizaram um alicate de pressão e um lubrificante do estilo WD-40 para conseguirem rebentar o canhão da fechadura e entraram para dentro da loja encobertos por máscara e luvas. Saltaram para trás da caixa registadora e levaram a gaveta dos trocos, que tinha cerca de 100 euros para utilizar este domingo com fundo de maneio.
Para além disso, levaram um computador que servia para realizar a faturação da loja, levaram também um tablet de 300 euros, assim como um disco externo com ‘backup’ do stock da loja e uma saca carregada de perfumes.
Henrique Ribeiro, gerente do “Poupa +”, adiantou a O MINHO que tudo aconteceu entre as 05:18 e as 05:21 deste domingo. Os assaltantes, que o proprietário desconfia serem bastante jovens, nem chegaram a ir ao armazém, fixando-se apenas na gaveta dos trocos e nos aparelhos eletrónicos.
O empresário recorda que recentemente, nas imediações, uma pastelaria também foi assaltada, encontrando-se vestígios na porta de lubrificante, o mesmo método utilizado para assaltar hoje o supermercado.
A PSP deslocou-se logo pela manhã ao local e registou o auto, passando o caso para a investigação criminal daquela polícia, que já recolheu indícios de prova.
O assalto ficou gravado em dois sistemas diferentes de videovigilância que o proprietário instalou no supermercado.
Henrique Ribeiro lamenta ainda que um dos terrenos em frente ao supermercado esteja “cheio de ervas que mais parecem árvores”, ou seja, por limpar, impedindo que “se veja da estrada para a loja”, algo que, diz, poderia ter evitado o assalto.
“Já falei com a Junta e com a Câmara mas ninguém limpa por o terreno pertencer a um privado”, lamentou.