O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, visitou o Centro Social da Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros (ACRC), que está a finalizar o projeto de ampliação da sua estrutura residencial para idosos.
Nesta visita, o Edil evidenciou o crescimento que a instituição tem registado nos últimos anos, procurando dar resposta às necessidades dos seus utentes.
“Este crescimento é fruto da qualidade dos seus profissionais, da coragem de quem a dirige e de quem com ele colabora. Nos tempos que correm é de realçar o mérito de quem avança com projetos desta envergadura como este do Lar de Idosos, que vai permitir à instituição alargar a capacidade para cerca de 30 camas”, afirmou o Edil, que se fez acompanhar pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Firmino Marques.
Ricardo Rio referiu que a ACRC é uma instituição com “grande impacto não apenas na comunidade local, como em todo o Concelho, constituindo um “exemplo claro” do que é a Economia Social.
“Estamos numa instituição que já fez grandes investimentos, uma instituição com 40 colaboradores que agora está a concluir uma obra de cerca de meio milhão de euros”, assinalou.
Mais do que o impacto económico, o Autarca sublinhou a importância do trabalho realizado junto das populações, em particular das crianças e dos idosos.
“Esta componente imaterial não se consegue medir. E esta instituição faz um trabalho absolutamente meritório”, frisou.
Segundo Ricardo Rio, o Município está empenhado em ajudar a instituição naquilo que estiver ao seu alcance. “Desejamos que a ACRC continue a ser uma instituição de referência não só para Cabreiros, mas para todo o Concelho”, concluiu.
A primeira visita de um presidente da Câmara
Já o presidente da direção da ACRC, António Araújo, realçou o facto desta ser a primeira visita de um presidente da Câmara de Braga à instituição.
“É uma honra recebermos o presidente da Câmara e a sua presença representa o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos”, afirmou aquele responsável.
António Araújo explicou que as obras de ampliação do lar de idosos estão na reta final. O projeto orçado em cerca de meio milhão de euros contou com uma comparticipação de 120 mil euros do Fundo de Socorro Social do Ministério do Emprego e da Solidariedade Social.
A ampliação vai permitir o alargamento da capacidade da resposta de lar para cerca de 30 camas e dar assim resposta às inúmeras solicitações que diariamente chegam à instituição.
O presidente da direção da ACRC realçou ainda que o projeto é fundamental para dar sustentabilidade económica à instituição, assim como melhorar a qualidade dos serviços prestados.
O Centro Social da ACRC dispõe de valências de Creche, Complemento de Jardim de Infância, Centro de Actividades de Tempos Livres, Centro de Dia, Lar de Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário.