Estão abertas até 08 de março as candidaturas ao Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga.
O galardão, instituído pelo Município de Braga em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores (APE), distingue anualmente uma obra de literatura de viagens escrita em português por um autor português.
Com um valor de 12.500 euros, o prémio visa enaltecer a produção literária na área da viagem e da descoberta, perpetuando a memória de Maria Ondina Braga (1932-2003), escritora bracarense cuja obra reflete uma vida de itinerância e um olhar singular sobre o mundo.
Autora de títulos como “Estátua de Sal” e “Passagem do Cabo”, Maria Ondina Braga destacou-se pela sua escrita sensível e introspetiva, marcada pelas experiências que viveu em países como a China, a França e a Inglaterra.
Em comunicado, a autarquia explica que, nesta edição, serão admitidas a concurso obras publicadas em 2024, integralmente e em 1.ª edição. O júri, composto por três elementos nomeados pela Direção da APE, terá um prazo de trinta dias para deliberar, sendo a decisão tomada por maioria simples, sem possibilidade de atribuição ex-aequo.
O anúncio da obra vencedora será feito após a deliberação do júri, seguindo-se a cerimónia pública de entrega do prémio na cidade de Braga.
O regulamento do prémio está disponível para consulta através do site da APE (aqui).