Bosch Portugal espera atingir neutralidade completa de carbono em 2020

Esforços

A Bosch Portugal, à semelhança da casa-mãe, espera atingir a neutralidade completa de carbono em 2020, anunciou hoje o presidente do grupo Bosch em Portugal e Espanha, Javier González Pareja.

“O Grupo Bosch está a intensificar os seus esforços para combater as alterações climáticas e melhorar a qualidade do ar”, disse o responsável.

Vendas da Bosch Portugal crescem 13% e batem recorde pelo 3.º ano consecutivo

Em Portugal, segundo o representante da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, já foi possível reduzir 21% das emissões de CO2 desde 2007, com a energia verde a ser utilizada no país desde janeiro de 2019.

“A partir do fim do próximo ano esperamos chegar às zero emissões”, disse.

Para tal, acrescentou Carlos Ribas, a empresa encontra-se, neste momento, a negociar a instalação de painéis fotovoltaicos e sistemas automáticos nas suas unidades em Saveiro, Braga, Ovar e Lisboa.

O objetivo da multinacional alemã é erradicar as emissões de carbono nos 400 países onde opera em todo mundo e, para tal, deverá realizar investimentos em torno dos mil milhões de euros.

Projetos de investigação da Bosch já representam 20-25% do negócio em Portugal

Assim, a empresa comprará mais eletricidade verde visando corrigir as emissões de CO2 com compensações de carbono.

As vendas da Bosch Portugal aumentaram 13% em 2018 para 1,7 mil milhões de euros, com a empresa a alcançar valores recordes pelo terceiro ano consecutivo após investimentos em torno de 111 milhões de euros no país.

À semelhança do negócio global e face à conjuntura de incerteza internacional relacionada com as questões comerciais EUA/China e o ‘Brexit’ (saída do Reino Unido da União Europeia), espera-se uma estabilização do negócio em Portugal para os próximos anos, algo aliás que já se faz sentir nos primeiros três meses do ano.

Das vendas totais de 1,7 mil milhões de euros – que incluem vendas de empresas não consolidadas e serviços internos a empresas parceiras – mais de 90% diz respeito a exportações (a grande maioria com a Europa central como destino, mas também para alguns clientes nos EUA e mercados asiáticos), num total de 50 países em todo o mundo, segundo os responsáveis.

No mercado interno, a Bosch Portugal registou vendas consolidadas de 308 milhões de euros, 28% acima do nível de 2017.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x