Uma nova e melhorada solução de segurança, pensada especialmente para serviços de mobilidade partilhada, o “RideCare”, da Bosch, foi apresentado pela primeira vez este mês na edição anual da CES Las Vegas, e foi distinguido com o prémio de melhor inovação na categoria de Entretenimento e Segurança no Veículo.
No portal da multinacional alemã, é reconhecida a !contribuição e o papel que a Bosch em Braga tem assumido na condução autónoma e no futuro de uma mobilidade mais segura e confortável”, dando este novo serviço como um exemplo.
“Nesta mais recente inovação do Bosch RideCare apresentada durante a CES 2023, as equipas da Bosch em Braga estão envolvidas no desenvolvimento de funcionalidades de software do sistema embebido, assim como da infraestrutura da cloud que dá suporte a funcionalidades do sistema que aí residem”, salienta a empresa em comunicado publicado no seu ‘site’.

E, elogiando as equipas de Braga, prossegue: “Além disso, é também da responsabilidade do talento made in Portugal a gestão da instalação e monitorização tecnológica e da qualidade dos serviços de mobilidade fornecidos no âmbito do RideCare”.
A solução Bosch Ridecare conta com o envolvimento das equipas da Bosch em Portugal, nomeadamente através das tecnologias desenvolvidas no âmbito dos projetos de inovação realizados em parceria com a Universidade do Minho e Universidade do Porto.
Outra das principais soluções desenvolvidas e já anteriormente apresentadas diz respeito à inclusão de sensores capazes de recolher informação para que o veículo seja capaz de aprender com a experiência.

Neste caso concreto da solução Bosch Ridecare, o envolvimento da Bosch em Braga passou pelo desenvolvimento do algoritmo de deteção de dano no interior do veículo.
Este algoritmo é baseado em técnicas de machine learning, capaz de processar e projetar toda a informação gerada pelos diversos sistemas sensoriais que monitorizam o respetivo meio envolvente, seja o espaço interior do habitáculo ou os seus passageiros.
Em 2017, o contributo da Bosch em Braga também foi essencial para a distinção naquele evento na categoria “In-vehicle áudio/vídeo”, graças a um sistema de informação ao motociclista desenvolvido em Braga, na então Car e Multimedia da Bosch.
Outro projeto de Braga recebeu, nesse mesmo ano, uma menção honrosa na categoria “vehicle intelligence”, graças a uma solução que liga o smartphone a pequenos motociclos ou scooters, para, em caso de acidente, emitir um alerta com coordenadas para um número determinado anteriormente.