Bombeiros Voluntários de Braga fazem 144 anos e apresentam projeto do novo quartel

Nova instalação deverá ficar concluída até início de 2022

A Associação Humanitária e Beneficente dos Bombeiros Voluntários de Braga apresentou esta quinta-feira o projeto do novo quartel, no mesmo dia em que celebrou o 144.º aniversário.

Localizada na freguesia de Arcos S. Paio, a nova infraestrutura, há muito desejada, visa retirar a associação do atual quartel por não existirem as condições necessárias para uma corporação de bombeiros, como é o caso das camaratas mistas.

A apresentação esteve a cargo de Carvalho Araújo, arquiteto responsável pelo projeto, e existe, para já, a possibilidade de a obra ficar concluída dentro de um ano, nos princípios de 2022.

António Ferreira, presidente da associação, aproveitou para prestar homenagem aos sócios e a todos os dirigentes que passaram pela associação no último século e meio, classificando essa tarefa como “árdua”, deixando ainda uma palavra a todos os bombeiros que deram vida à corporação, muitas vezes com o custo “da própria vida”.

“E é exatamente pela enorme gratidão e profundo respeito que nos merecem os sócios, dirigentes e tantos bombeiros que nos antecederam e já partiram, que peço que se levantem e em sua memória respeitemos um minuto de silêncio”, apelou o ‘capitão’, enquanto a sirene do atual quartel ecoava no centro da cidade.

António Ferreira. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Atual quartel dos BVB. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Mas o grande anúncio era mesmo a construção do quartel, e o presidente da associação rapidamente deu conta disso: “Recebemos notícias da secretaria de Estado do Ambiente dizendo que o processo que permite a construção do novo quartel vai ficar deferido nestes dias. Assim pode estar mais perto a concretização de um sonho sonhado por tantos que nos antecederam”.

“Nem sei como explicar o que nos vai na alma”, vincou.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, sublinhou que o novo quartel é, mais do que uma ambição, uma “necessidade premente para dotar todos os que servem os Bombeiros Voluntários de Braga de muito melhores condições para executarem as suas funções”.

“Desde o primeiro momento que o Município se disponibilizou a dar todo o apoio possível a este projeto. Para lá da doação do terreno, já consumada em executivos anteriores, do apoio financeiro de 100 mil euros e da isenção de todas as taxas municipais, acompanhamos com proximidade as diligências necessárias para tornar o projecto viável, desde a aprovação das entidades competentes à qualificação dos solos”, afirmou, assegurando que a tramitação urbanística do processo que agora se segue nos serviços municipais terá via verde devido à importância do novo quartel para toda a comunidade.

António Ferreira e Ricardo Rio. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Ricardo Rio. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O edil deixou ainda uma palavra de reconhecimento pela forma como a instituição tem contribuído para a segurança dos bracarenses durante tantas gerações, tendo inclusivamente esse contributo sido já reconhecido com a atribuição da medalha de honra da cidade à instituição.

“Parabéns pelos 144 anos de serviço e enorme dedicação à comunidade. Os BVB são um aliado fundamental do município, dentro das suas responsabilidades na área da proteção civil, e estamos sempre disponíveis para renovar e fortalecer os laços que nos unem”, referiu.

Pedro Ribeiro. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Pedro Ribeiro. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO 

Pedro Ribeiro, comandante da corporação, aproveitou para divulgar dados da operacionalidade dos BVB, salientando o esforço feito pelos operacionais, sobretudo durante o período de pandemia.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados