A presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga alertou hoje para a falta de incentivos ao voluntariado e considera que, se este rumo continuar, poderá entrar “em vias de extinção”.
Ana Luísa Damasceno mostra a sua preocupação à margem das Jornadas Nacionais de Bombeiros, que iniciaram esta sexta-feira, com uma cerimónia no Largo do Toural, Guimarães, e vão decorrer até domingo com exposições, concertos, desfiles, momentos de homenagem e atividades educativas para crianças e jovens.
Sublinha que o “profissionalismo e rigor” dos bombeiros é reconhecido pela população, mas que o Estado não acompanha com os apoios necessários.
“Não há progressão na carreira, incentivo ao voluntariado, uma reforma condigna para os bombeiros do quadro de honra e há cada vez um fosso entre os nossos bombeiros e as restantes forças de segurança. Entristece-me estarmos sempre a depender da boa vontade dos municípios”, referiu, revelando ainda que a Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga requereu uma reunião com as CIM do Ave e Cávado para haver uma compensação monetária do DECIR – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.
Lembra que o “valor pago à hora aos voluntários não chega ao valor/hora do ordenado mínimo”.
“Estamos a perder bombeiros, é normal, porque preferem ir para outras profissões do que apagar incêndios. Por muito que amem a camisola não são remunerados. Custa-me imenso, porque se continuarmos neste registo por mais uns anos, os bombeiros voluntários entram em vias de extinção”, disse, em declarações a O MINHO.
As Jornadas Nacionais de Bombeiros juntam 21 associações humanitárias do distrito de Braga, num total de mais de 500 bombeiros de todo o país.
Depois da inauguração esta tarde, com o acendimento da pira, as celebrações continuam à noite. Às 21:30, no Largo da Oliveira, realizam-se os concertos promovidos pela Banda de Música dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso e pela Academia de Música José Atalaya.










O sábado terá início, pelas 10:00, com um conjunto de atividades direcionadas aos jovens, sob a designação de “Bombeiros vão ao Castelo”, no Campo de S. Mamede.
O evento contará com simulador de fogo, aulas de suporte básico de vida, slide e demonstrações de equipamentos, em parceria com os Escuteiros de Guimarães.
À mesma hora, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, decorre o Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses. Às 15:00, nos Claustros do Convento de Santa Clara, será inaugurada uma exposição de miniaturas de bombeiros, fruto do trabalho de colecionadores de todo o país.
Pelas 16:30, inicia-se o desfile motorizado na Alameda Alfredo Pimenta, terminando junto à Escola João de Meira, após passagem pelo Largo do Toural, onde estará localizada a tribuna.
A sessão solene terá lugar às 17:15, no Largo do Toural. O dia encerrará com a Festa das Jornadas, às 22:00, no Café-Concerto do Centro Cultural Vila Flor.
No domingo, realiza-se a missa em memória dos bombeiros falecidos, celebrada pelo bispo auxiliar de Braga, Delfim Gomes, na Igreja de São Francisco.
Artigo de Ivo Borges