Arquivo

Casal de espiões russos desmascarado no Porto

Vladimir Aleksandrovich Danilov e Yekaterina Leonidovna Danilova foram apanhados pelo SIS
Casal de espiões russos desmascarado no porto
Foto: DR

O Serviço de Informações de Segurança (SIS) desmascarou no Porto um casal de espiões russos, ambos com cerca de 35 anos, que se encontravam em Portugal há quase sete anos, utilizando sempre documentos de identificação, como sendo portugueses.

Os dois cidadãos russos, conhecidos por Manuel Francisco Steinbruck Pereira e Adriana Carolina Costa Silva Pereira, espiões em território português são na realidade Vladimir Aleksandrovich Danilov e Yekaterina Leonidovna Danilova, respetivamente.

Segundo o trabalho conjunto dos serviços de inteligência de diversos países, este casal deixou o Brasil no ano de 2018 e veio para Portugal, onde fazia espionagem a favor da Federação Russa, enviando informações que não estavam em fontes abertas.

O The New York Times revela que pertenciam a um grupo de elite de espiões mais vasto que viveu alguns anos no Brasil, mas depois viajaram para outros países como os Estados Unidos da América, Noruega e Portugal, sempre com identidade brasileira.

Há um grupo de pelo menos nove espiões russos já conhecidos e disseminados por vários países, tendo sido o casal descoberto agora pelo SIS no Porto o primeiro casal a ser desmascarado, na Europa, após ocorrido um único caso de detenção, na Holanda.

Na base do desmantelamento deste grupo terá estado um “alerta vermelho” emitido pela CIA, há cerca de três anos atrás, após ter sido detetado pelos serviços de inteligência um esquema perpetrado por um espião que tentaram infiltrar no Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia, quando eram investigados naquele tribunal os crimes de guerra russos cometidos na Ucrânia,

O candidato a estagiário no Tribunal Penal Internacional apresentava identificação como se tratando de Victor Muller Ferreira, tinha passaporte brasileiro, mas o seu nome verdadeiro é Sergey Cherkasov, tendo sido depois detido em São Paulo, no Brasil.

A Polícia Federal do Brasil conseguiu manter a prisão preventiva de “Victor Muller Ferreira” (Sergey Cherkasov), em território brasileiro o espião russo, ao descobrir que a mulher registada como sua “mãe” falecera, mas sem nunca ter tido qualquer filho.

O Brasil foi escolhido como a chamada “Fábrica de Espiões Russos”, devido à força legal do seu passaporte, porque permite viajar para diversos países sem necessidade de visto, facilitando a inserção dos espiões russos em países de vários continentes.

Mas há uma outra razão, a montante, para a importância do Brasil neste grupo, já que o país-irmão de Portugal começava por ser onde os agentes eram previamente treinados, recebendo depois falsa identificação, como se tratando de cidadãos brasileiros.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sá de miranda. Vila verde torna “pop” o pai do renascimento em portugal

Sá de Miranda. Vila Verde torna “pop” o pai do Renascimento em Portugal

Próximo Artigo
Há 15 anos em fuga: emigrante de arcos de valdevez que matou a tia nos eua na lista da interpol

Há 15 anos em fuga: Emigrante de Arcos de Valdevez que matou a tia nos EUA na lista da Interpol

Artigos Relacionados