Os Bombeiros Voluntários de Vila Verde e a Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) da GNR estão a intensificar a sua cooperação no terreno, o que passa pela formação específica e troca de experiências perante os seus desafios quotidianos.
Já em 2023 realizou-se no quartel dos Bombeiros de Vila Verde uma ação formativa Técnicas de Resgate em Altura, realizada pela Equipa de Busca e Resgate em Montanha da UEPS, aquartelada permanentemente no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A assinalar esta cooperação, a visita à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde do comandante da Unidade Emergência Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, brigadeiro-general José Gomes Rodrigues.
Aquele oficial-general, agradeceu “aos operacionais do Corpo de Bombeiros de Vila Verde a interação entre estes dois agentes de proteção civil nos diversos teatros de operações”, denotando a abertura da UEPS da GNR para mais iniciativas do género.
O brigadeiro-general José Ricardo Gomes Rodrigues estava acompanhado por um oficial superior, o major João Fernandes, da Secção de Operações, Informações e Relações Públicas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, responsável máxima da Proteção Civil no concelho, referiu adianta que “os Bombeiros ocupam lugar fundamental na Proteção Civil Municipal, Distrital e Nacional, as opções estratégicas como esta interação na coordenação e interligação entre os vários agentes de proteção civil, é fundamental na eficiência e eficácia dos serviços”, manifestando o propósito da autarquia vilaverdense em alargar estas e ainda outras ações de formação.
Paulo Renato Rocha, presidente da direção da Associação Humanitária dos BVVV, afirmou “ser apanágio da nossa associação o lema ‘Unidos Somos Mais Fortes’, estando certo que com a visita do comandante nacional da UEPS da GNR, estamos cada vez mais irmanados no interesse comum nacional e na defesa das pessoas e bens e em particular dos cidadãos vilaverdenses”.
“Esta visita enquadra-se no fortalecimento das relações entre esta entidade e o corpo de Bombeiros de Vila Verde”, segundo o presidente da instituição, Paulo Renato Rocha, acerca das ações formativas, integradas no seu plano interno de instrução.
O comandante em exercício dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Luís Morais, realçou a O MINHO “o excelente trabalho de colaboração mútua entre os operacionais do Corpo de Bombeiros de Vila Verde e a UEPS, que agora se tem intensificado”.
“A interligação entre estes Agentes de Proteção Civil da GNR e o Corpo de Bombeiros de Vila Verde é muito importante para nós, ficando todos a ganhar com isso, especialmente a população que servimos, permanentemente”, acrescentou Luís Morais.