Bombeiros de Braga prontos para receber o primeiro-ministro no novo quartel

Inauguração às 17:00
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga está pronta para inaugurar o seu novo quartel, onde já opera nestes últimos dias, em São Paio de Arcos, sendo a cerimónia a presidir pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Na azáfama da ultimação dos preparativos para este dia de festa, também vão entrando e saindo já do novo quartel veículos de combate a incêndios e assistência a doenças súbitas e ainda a acidentes, porque a atividade operacional não pode parar.

A inauguração está agendada para as 17:00 desta quinta-feira, já com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, mas às 15:00 estará no novo quartel o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro.

O MINHO visitou o novo quartel, situado no troço um pouco abaixo do troço de Braga-Guimarães da Estrada Nacional 101 e da Variante Sul de Braga, onde nada falta para receber o chefe do Governo, com muitas novidades, também a nível operacional.

A primeira novidade, já antecipada por O MINHO, são as três novas viaturas dos Bombeiros Voluntários de Braga, um carro de comando urbano ofertado pela Machado & Costas e dois autotanques, um oferecido pela Agros e o outro pela Ilídio Mota.

Entretanto, os Bombeiros Sapadores de Braga associaram-se a este dia memorável dos seus “irmãos” voluntários, oferecendo-lhes 15 novos capacetes destinados ao combate a incêndios florestais, uma prenda que veio na hora certa.

Já a empresa Braguinox, através de Manuel Faria, ofereceu uma motobomba, que faz muita falta para acorrer a casos de cheias e outras situações do género, como inundações, na sequência daquilo que foi sinalizado pelos Bombeiros Voluntários de Braga.

O futuro Monumento ao Bombeiro Voluntário, patrocinado pelo Grupo ABB (Alexandre Barbosa Borges) será hoje outro dos momentos altos das cerimónias, que juntarão entidades e individualidades oriundas de todo o país, com destaque para o Minho.

À espera de novos bombeiros

Entretanto, aguarda-se por uma nova incorporação para tentar chegar brevemente a um quadro ativo de 120 elementos, sendo que agora os Bombeiros Voluntários de Braga dispõem de 96 operacionais, num universo de 60% do género feminino.

A corporação bracarense espera ter muitas adesões de futuros voluntários, com a possibilidade de haver candidatos com idades entre 17 e 45 anos, num quartel atualmente moderno e com todas as condições para o trabalho e ainda para momentos de lazer.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Diferença de 15ºC entre Esposende e Braga à mesma hora

Artigos Relacionados
x