Braga
Bom Jesus e Sameiro vão desligar luzes em defesa da natureza na Hora do Planeta
em

A iniciativa Hora do Planeta, no sábado, já tem a adesão de 86 municípios portugueses, que vão desligar as luzes como gesto contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.
Entre as 20:30 e as 21:30, vários municípios e monumentos ficam às escuras, acompanhando a iniciativa da organização internacional de proteção da natureza WWF, a decorrer em muitos países do mundo, uma ação simbólica para alertar para a necessidade de mudar comportamentos em nome da defesa do planeta.
Entre os monumentos que se comprometeram a apagar as luzes estão o Cristo Rei, o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém ou o Mosteiro dos Jerónimos, na região de Lisboa, o Museu do Mar, em Cascais, os castelos de Guimarães, de Pombal, de Silves e de Figueira de Castelo Rodrigo, o Santuário do Sameiro e do Bom Jesus (Braga), a Casa Amarela (Viseu), a Ponte D. Maria, Convento S. Francisco (Santarém) ou a Ponte D. Luiz (Porto).
O número de autarquias a aderir a esta 11.ª edição da Hora do Planeta ainda está abaixo das 144 registadas em 2017, o maior número de sempre em Portugal.
Em iniciativas associadas, Lisboa e Cascais organizam passeios de bicicleta, “Pedaladas pelo Planeta”, e outras ações estão programadas por todo o país, como tem acontecido nos últimos anos, como espetáculos ou jantares à luz de velas, aulas de ioga ou caminhadas.
A Associação Natureza Portugal WWF (ANP|WWF), defende que “é possível travar as alterações climáticas com pequenas mudanças de hábitos quotidianos, como a utilização de menos combustíveis fósseis privilegiando meios de transporte amigos do ambiente”.
O ‘apagão’ inicia-se com o desligar do gigante interruptor simbólico da WWF, e contará com a presença de representantes da ANP|WWF, de alguns dos embaixadores da Hora do Planeta que se associaram à iniciativa e que vão pedalar pelo Planeta e ainda um representante de cada uma das autarquias.
Para a diretora executiva da ANP|WWF, Angela Morgado, a participação na Hora do Planeta pode ser concretizada de variadas formas, porque o que se pretende é alertar para a necessidade de todos alterarem hábitos quotidianos para um modo de vida mais sustentável.
No ano passado, a Hora do Planeta atingiu um recorde mundial, com 3.100 monumentos a ficarem às escuras em 187 países e territórios entre as 20:30 e as 21:30.

Leia Também
Braga: “Bom Jesus Património da Humanidade” é tema do Concurso Municipal de Fotografia 2019
Documentário sobre o Bom Jesus de Braga vence prémio internacional
Daniela, a profissional em busca de história no Bombeiro de Elite em Braga
Cerca de 30 mil pessoas assistiram ao concerto de Mariza no Bom Jesus
Meia centena de bombeiros combateram fogo no Sameiro durante a madrugada
Mariza atraiu multidão ao Bom Jesus
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Braga
Braga: Dance World Cup nomeado para melhor evento ibérico do ano
Braga com oito nomeações
em

O Dance World Cup, a maior competição de dança do mundo para jovens, está nomeada para a categoria de melhor evento profissional (Best Pro Event) dos Iberian Festival Awards 2020, anunciaram os responsáveis pelo Altice FORUM Braga, onde decorreu a competição.
Para além do evento desportivo, vão ainda a votos, em outras sete categorias, eventos e personalidades da cidade. A votação, a cargo do público, decorre até 07 de janeiro, nestes galardões que distinguem os melhores eventos que tiveram lugar em Portugal e em Espanha, durante este ano.
Além do Dance World Cup, na categoria de Best Pro Event, foi nomeado o Nova Arcada Braga Blues, nas categorias Best Small Festival, Best Line-Up e Best Indoor Festival, ao que acresce a nomeação, no mesmo evento, da Portuguese Blues Reunion, como Best Live Performance, e do fotojornalista Gonçalo Delgado, para Best Festival Photo. Nesta última categoria está também nomeado Paulo Veiga da WideFuture, pelo desempenho no evento Dancefloor – Jump to the Floor. Para Best Live Performance está também nomeado o concerto de Diunna Greenleaf, no Altice FORUM Braga.
A escolha dos vencedores de cada uma das categorias é feita pelo público.
Os Iberian Festival Awards são organizados pela Aporfest – Associação Portuguesa de Festivais de Música e a gala anual em que os galardões são atribuídos realizar-se-á em Lisboa, no Grande Auditório da FIL, a 14 de março de 2020, em paralelo e parceria com a Bolsa de Turismo de Lisboa.
Braga
Vila Verde já prepara concurso internacional de criadores de moda
Mais de três mil euros em prémios
em

A Câmara de Vila Verde abriu, esta terça-feira, as inscrições para o XVII Concurso Internacional de Criadores de Moda, com o tema “Lenços Namorar Portugal: escritas de amor”.
De acordo com a organização, os candidatos devem “conceber peças contemporâneas, inspiradas obrigatoriamente na tradição que remonta ao séc. XVIII”.
Para além de prémios monetários, num total de perto de três mil euros, os criadores vão ter a oportunidade de verem as suas peças na passerelle.
“A 14 de fevereiro, a Gala Namorar Portugal traz a Vila Verde centenas de casais enamorados e figuras de renome nacional da moda, música e televisão para a noite de namorados mais romântica do país”, sublinha a organização.
A iniciativa integra a programação alargada “Fevereiro – Mês do Romance”, do Município de Vila Verde.
Os interessados devem entregar os projetos e a ficha de inscrição até ao dia 03 de janeiro de 2020, através do site, por e-mail para [email protected] ou em envelope fechado, na cooperativa Aliança Artesanal, situada na Avenida Dr. Bernardo Brito Ferreira 4730-716 Vila Verde.
O XVII Concurso Internacional de Criadores de Moda é uma iniciativa do Município de Vila Verde, promovida pela Cooperativa Aliança Artesanal e conta com o apoio da Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude. Para mais informações é importante consultar o regulamento do concurso, disponível no site .
Braga
Braga recebe mostra de arte digital e música eletrónica
Vincent Moon, Rabih Beaini, Sensible Soccers e Cláudia Oliveira são os convidados deste ano
em

A quarta edição do OCUPA, mostra de arte digital e música eletrónica em Braga, acontece no próximo sábado e conta com artistas internacionais e nacionais em diálogo com o talento local. Vincent Moon, Rabih Beaini, Sensible Soccers e Cláudia Oliveira são os convidados deste ano.
Nos últimos anos a cidade de Braga assumiu uma posição dianteira no domínio das media arts em Portugal, cimentada pela atribuição do título de Cidade Criativa da UNESCO e legitimada, entre outros, pelo sucesso internacional do festival SEMIBREVE, pelos já históricos Encontros da Imagem, pela oferta artística e formativa do gnration e pelo crescente número de artistas a operar nesta área.
O OCUPA, evento promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU com apoio da Câmara de Braga e gnration, visa promover uma perspetiva sobre a produção artística nos domínios da música eletrónica e arte digital por artistas oriundos ou residentes em Braga, componente vital para a plena afirmação de Braga como cidade de referência nas media arts.
Para a sua quarta edição o OCUPA volta a abrir a porta a artistas internacionais e nacionais e coloca-os em diálogo com o talento local. O projeto cinematográfico Híbridos: os Espíritos do Brasil, de Vincent Moon e Priscilla Telmon, será musicado ao vivo pelo libanês Rabih Beaini e pelo português Pedro Oliveira.
O programa completa-se com Frederico Dinis, Cody XV e a apresentação final do Clube de Inverno, este ano liderado pelos Sensible Soccers e pela artista visual Cláudia Oliveira. A tarde será ocupada com um programa de conversas sobre a relação entre tecnologia, arte e performance, com a participação de Silvestre Pestana, Heitor Alvelos, Miguel Pedro, Pedro Oliveira e Pedro Portela. Pela primeira vez no programa, o OCUPA apresentará uma masterclass, conduzida por Vincent Moon.
Programa
14:00-17:00 – Ancient shamanism, nomadic cinema and the in between – How (and why) to create in the archaic revival – masterclass com Vincent Moon – sala de formações
15:30 – Conversa com Silvestre Pestana sobre o papel da tecnologia na criação artística contemporânea, conduzida por Heitor Alvelos – sala de conferências
16:30 – Conversa com Pedro Oliveira e Miguel Pedro sobre novos caminhos abertos pela eletrónica, conduzida por Pedro Portela – sala de conferências
17:30 – Concerto de Cody xv – sala de formação
21:30 – A Land Of Intrinsic Contemplation, de Frederico Dinis – blackbox
22:20 – Clube de Inverno com Sensible Soccers / Cláudia Oliveira – sala multiusos
23:00 – Híbridos: os Espíritos do Brasil ao vivo, de Vincent Moon, com Priscilla Telmon, Rabih Beaini e Pedro Oliveira – blackbox
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Mulher de 19 anos alicia e rouba homem de 73 e é detida em Cabeceiras de Basto
- CP com bilhetes a 5,50 euros entre Braga/Guimarães e Lisboa
- Ponte de Lima investiu mais de um milhão e meio nas escolas do concelho
- Braga: Dance World Cup nomeado para melhor evento ibérico do ano
- Centro Histórico de Guimarães: Há 18 anos Património Cultural da UNESCO
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 23 horas
Mulheres terão furtado mais de 2 mil euros em perfumes, em Braga
- BragaHá 2 dias
Adormece com panela ao lume, provoca incêndio e é salvo pelos vizinhos em Braga
- CávadoHá 2 dias
Sete detidos por tráfico de droga após ‘rusga’ da GNR em bares de Esposende
- DesportoHá 2 dias
‘Trio à minhota’ leva Portugal ao pódio em seniores femininos nos Europeus de corta-mato