Seguir o O MINHO

Alto Minho

Boas práticas náuticas do Alto Minho a votos na maior feira de turismo de Berlim

Turismo

em

Foto: Feel Travel

O manual de boas práticas para o desenvolvimento de atividades náuticas no contexto pandémico da covid-19, desenvolvido em conjunto pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pelos agentes turísticos do território, foi uma das “histórias de sustentabilidade” selecionadas para o evento “People’s Choice Award” da Green Destinations, que vai decorrer, em formato online, na maior feira de turismo de Berlim, a ITB Berlin, foi hoje anunciado.

Refira-se que este trabalho tinha sido já designado, em outubro passado, como um dos Top 100 Destination Sustainability Stories de 2021, no âmbito da competição ao TOP 100 Sustainability Stories.

A história do Alto Minho, denominada “Working together towards recovery: The good practice manual for nautical activities” (Trabalhar em parceria para a recuperação do turismo: O manual de boas práticas para atividades náuticas) foi nomeada na categoria Tourism Reset & Recovery (Reinicialização e recuperação de turismo), encontrando-se disponível para votação do público no site da Green Destinations (ver aqui) (funcionalidade Events > Green Destinations Story Awards 2022 > People´s Choice Award).

Foto: Feel Travel

Em comunicado, a CIM Alto Minho explica que este projeto teve como objetivo empoderar as empresas de turismo náutico com ferramentas e conhecimentos de forma a ajudá-las a superar as dificuldades que surgiram neste contexto pandémico.

“A implementação deste objetivo concretizou-se através da realização de vários workshops ligados às atividades náuticas, nomeadamente sobre destino de turismo náutico acessível, criação de produtos e roteiros acessíveis”, salienta.

Foto: Feel Travel

Estão também associados destino náutico internacional, destinos náuticos e criação e desenvolvimento de produtos náuticos, para capacitar os atores locais no desenvolvimento do turismo náutico do Alto Minho e melhorar os recursos para o mar, o rio, a natureza e o património, permitindo, dessa forma, “que houvesse um aumento de atratividade no território”, considera a CIM.

Foto: Feel Travel

O Fórum Estação Náutica do Alto Minho, que se realizou a 22 de julho de 2020, também foi parte integrante no processo desta prática, assim como o seminário “O papel do turismo náutico no Alto Minho”, que reuniu autarquias e empresas para debater o potencial do turismo náutico na região.

Deste trabalho resultou um manual de boas práticas que agregou todas as orientações técnicas existentes no âmbito da covid-19, possibilitando assim que os agentes turísticos pudessem retomar as suas atividades em segurança.

Foto: Feel Travel

A CIM refere ainda que todos os anos a competição ao TOP 100 Sustainability Stories recebe histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos de todo o mundo, para serem partilhadas como exemplos inspiradores para outras regiões, profissionais de turismo e turistas.

Foto: Feel Travel

“Ao contar as suas histórias, as instituições responsáveis pela gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística”, concluiu.

Populares