Bloco de Esquerda questiona Governo sobre casa flutuante instalada no estuário do rio Minho

Em Caminha
Bloco de esquerda questiona governo sobre casa flutuante instalada no estuário do rio minho
Foto: DR

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje o Governo “sobre a instalação de uma casa flutuante para alojamento local em pleno estuário do rio Minho e Coura”, no distrito de Viana do Castelo.

Numa pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o BE diz que “tem recebido denúncias da população dos concelhos do Alto Minho sobre a instalação de uma casa flutuante, no dia 22 de junho, na margem esquerda do rio Coura, em Caminha, em pleno estuário do rio Minho”.

O BE diz que “a casa flutuante é um alojamento turístico, propriedade da empresa ‘Reina Sofia House Boat’, e tem como finalidade o alojamento turístico”, acrescentando que o equipamento “tem criado muito desagrado na população local por estar instalado em zona protegida”.

Bloco de esquerda questiona governo sobre casa flutuante instalada no estuário do rio minho
Foto: Booking.com

O Grupo Parlamentar do BE questiona o Ministério do Ambiente e da Ação Climática “se tem conhecimento desta situação” e se o “empreendimento cumpre todas as regras e licenças para estar atracado numa zona protegida”.

Os bloquistas querem ainda saber se “foi solicitada” à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), à Capitania e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) “algum estudo ou parecer para a instalação do barco”.

“Se sim, quais foram as respostas? Concorda o ministério com a instalação de uma casa flutuante no estuário do rio Minho?”, lê-se ainda na pergunta dirigida ao Governo, através do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Bloco de esquerda questiona governo sobre casa flutuante instalada no estuário do rio minho
Foto: Booking.com

O BE lembra que no estuário do rio Minho, que abrange os concelhos de Valença, de Vila Nova de Cerveira e de Caminha, “constitui uma zona húmida de elevado valor ecológico, que inclui águas estuarinas, o Sapal do rio Coura e Tamuge, e o Paul da Ribeira do Cerdal, um conjunto de habitats ocorrentes no rio (bancos de areia, vasa e ilhas) e respetivas margens”.

“É também um local importante de passagem migratória para passeriformes, nomeadamente as áreas de caniçal na confluência dos dois rios e as manchas de floresta aluvial”, refere o BE.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Jovem indiano desaparecido em vila verde já está com a família no algarve

Jovem indiano desaparecido em Vila Verde já está com a família no Algarve

Próximo Artigo
Já ganha forma a nova sede de 45 milhões da edp construída por grupo de braga

Já ganha forma a nova sede de 45 milhões da EDP construída por grupo de Braga

Artigos Relacionados