Bloco de Esquerda leva aterro sanitário em Celorico de Basto à Comissão Europeia

José Gusmão
Bloco de esquerda leva aterro sanitário em celorico de basto à comissão europeia
Foto: Divulgação / BE

José Gusmão, eurodeputado do Bloco de Esquerda (BE), questionou a Comissão Europeia sobre o aterro sanitário de Codeçoso, em Celorico de Basto, o qual estará a poluir cursos de água na região.

O bloquista lembra que o aterro sanitário foi ali instalado em 2001, “estimando-se a sua vida útil em doze anos”, no entanto “está a ser ampliado, em vez de ter sido encerrado”.

Destinado, inicialmente, a cinco municípios (Amarante, Baião, Celorico, Mondim, Cabeceiras), passou a ser mais dois: Guimarães e Santo Tirso.

“Este aterro causa constrangimentos à população, que diariamente vive com mau cheiro e infestações de insetos”, critica José Gusmão.

“Muito preocupante também é a contaminação de águas causada pelo aterro: são várias as queixas relatando a descarga de efluentes não tratados nos cursos de água, o que claramente conflitua com o disposto na Diretiva Quadro da Água”, aponta.

Portanto, o eurodeputado quer “aferir que medidas vão ser implementadas pela Comissão Europeia para instar Portugal a garantir o cumprimento da Diretiva Quadro da Água no âmbito do aterro sanitário de Codeçoso”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Restaurante de emigrante de arcos de valdevez no canadá é destaque na netflix

Restaurante de emigrante de Arcos de Valdevez no Canadá é destaque na Netflix

Próximo Artigo
Conselho de saúde alerta para possível aumento da pobreza da população

Conselho de Saúde alerta para possível aumento da pobreza da população

Artigos Relacionados