Seguir o O MINHO

Guimarães

BE questiona Governo sobre fecho de empresa têxtil em Guimarães

Dobraconfex

em

Imagem via Google

Os deputados do Bloco de Esquerda eleitos pelo círculo eleitoral de Braga pediram “explicações” ao Governo sobre o encerramento da empresa têxtil Dobraconfex, em Penselo, Guimarães, deixando no desemprego 32 pessoas.

A empresa anunciou que iria fechar portas dia 01 de dezembro “por falta de encomendas”, sendo que os trabalhadores estavam há já duas semanas em casa sem trabalhar.

Os dois deputados que questionam o Governo, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, querem saber “se a Autoridade para as Condições do Trabalho está a acompanhar a situação e se foi comunicada à Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho algum despedimento coletivo”

Segundo o Bloco de Esquerda, “encontra-se em tribunal um processo especial de revitalização, para resolver dívidas de cerca de meio milhão de euros”, com a Segurança Social e a Autoridade Tributária a serem os maiores credores, além de haver salários em atraso.

“O Bloco de Esquerda está solidário com estes trabalhadores e trabalhadoras e considera inaceitável a forma com que esta empresa encerrou as instalações sem aviso prévio”, referem os deputados.

“É imperioso assegurar que as contribuições para a Segurança Social e Finanças destes trabalhadores e trabalhadoras são pagas, bem como que os seus direitos são assegurados, nomeadamente o pagamento de eventuais salários em atraso e o acesso imediato ao subsídio de desemprego”, concluem.

Populares