Barcelos volta a apresentar 7 Prazeres da Gastronomia

Carta gastronómica em elaboração
Barcelos volta a apresentar 7 prazeres da gastronomia

A Unidade de Turismo e Artesanato do Município de Barcelos está a desenvolver trabalhos de investigação tendentes à elaboração da carta gastronómica do Concelho.

A iniciativa nasce do programa “7 Prazeres da Gastronomia” e tem como intuito avaliar o vasto receituário tradicional do Concelho em face da diversidade e riqueza gastronómica, incluindo a doçaria tradicional, e da sua posição relevante no contexto da região minhota.

Este conjunto de trabalhos visam registar e validar as receitas tradicionais que englobam o programa “7 Prazeres da Gastronomia”, recuperar algumas receitas com pouca expressão mas que outrora tiveram uma preponderância relevante, bem como, descobrir o receituário pouco conhecido e que esteja fora do contexto gastronómico atual.

Este estudo contempla uma parte de investigação e de conhecimento do terreno, no sentido de, junto das populações e dos agentes da restauração, colher o máximo de informação que permita estabilizar o cardápio gastronómico de Barcelos.

Para o Vereador do pelouro do Turismo e Artesanato, José Beleza, esta iniciativa tem como objetivo “promover os produtos de excelência da gastronomia de Barcelos, envolvendo, além da Câmara Municipal, os restaurantes, a hotelaria, os produtos vinícolas, o artesanato e tudo o que mexe com a economia do concelho”. Além disso, estes fins de semana, segundo o vereador, pretendem “combater a sazonalidade”, nas épocas baixas do turismo do concelho.

O programa “7 Prazeres da Gastronomia” engloba, para além da Lampreia, a Semana Gastronómica do Galo (8 a 17 de março), o Fim de Semana do Bacalhau (14 a 16 de junho), o Fim de Semana dos Petiscos (6 e 7 de julho), o Concurso Galo Assado (11 a 13 de outubro), o Fim de Semana do Pica no Chão (9 e 10 de novembro) e ainda o concurso de pastelaria, Barcelos Doce (30 de novembro e 1 de dezembro).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Profissionais do setor do transporte rodoviário de mercadorias com problemas de sono

Profissionais do setor do transporte rodoviário de mercadorias com problemas de sono

Próximo Artigo
Andebol chega a melgaço

Andebol chega a Melgaço

Artigos Relacionados