Barcelos dá a conhecer os “7 Prazeres da Gastronomia”

Evento ao longo do ano

Barcelos volta a promover os “7 Prazeres da Gastronomia”, um evento promovido pelo Município em parceria com os restaurantes do concelho.

A iniciativa foi apresentada, terça-feira, no Restaurante Pedra Furada, na freguesia com o mesmo nome, e contou com a presença da vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga.

O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. No próximo fim de semana, é servido o “galo à mesa” e, no seguinte, os restaurantes aderentes servem rojões e papas de sarrabulho. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.

Foto: CM Barcelos
Foto: CM Barcelos
Foto: CM Barcelos

Os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, incluindo o que de melhor apresenta a gastronomia de Barcelos. A iniciativa, promovida pelo Município, conta com a forte adesão da restauração e da hotelaria, bem como do setor dos produtos vinícolas.

Associado à boa mesa, há um conjunto de atividades paralelas, que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.

No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, vereadora do pelouro do Turismo, referiu que “estes fins de semana em que a restauração de Barcelos serve estas sete iguarias visam promover a gastronomia, as nossas vivências e dar relevo à identidade e tradição concelhias, potenciando, assim, a diversificação dos produtos turísticos”.

Foto: CM Barcelos
Foto: CM Barcelos
Foto: CM Barcelos

Elisa Braga salientou ainda a esta programação gastronómica pretende atrair cada vez mais pessoas a Barcelos, mostrando-lhes o que mais atrativo e saboroso se serve na região do Minho.

Evento decorre ao longo de todo o ano

Os “7 prazeres da gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que decorre ao longo de todo o ano, tendo iniciado, em fevereiro, com a “Lampreia do Rio Cávado”, nos dias 10 a 12 de fevereiro.

Este fim de semana (10 a 12) segue-se o Galo à mesa e, no próximo, os restaurantes aderentes servem os Rojões e as Papas de Sarrabulho. Em maio, de 19 a 21, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 14 a 16 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.

Foto: CM Barcelos
Foto: CM Barcelos

Na época do outono, mais concretamente de 06 a 08 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 03 a 05 de novembro. Finalmente, os “7 prazeres da gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 02 de dezembro.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Mais de 2 milhões de cigarros apreendidos em megaoperação com buscas em Braga

Próximo Artigo

Peregrinos de Terras de Bouro vão chegar a Santiago de Compostela vestidos de soldados romanos

Artigos Relacionados
x