Seguir o O MINHO

Barcelos

Barcelos candidata Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira a património imaterial

Terceira produção certificada do concelho

em

Foto: Divulgação / CM Barcelos

O Município de Barcelos submeteu formalmente a candidatura ao Inventário Nacional do PCI – Património Cultural Imaterial a “Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira”, baseada num estudo da Associação Portugal à Mão – Centro de Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia explica que esta iniciativa visa “promover, salvaguardar, registar e dar a conhecer esta arte têxtil tão emblemática do concelho de Barcelos e o seu vínculo ao território que lhe empresta o nome – São Miguel da Carreira”.

O projeto conta também com o apoio da União de Freguesias de Carreira/Fonte Coberta e da Junta de Freguesia de Cambeses.

“A par do processo de certificação já em curso, esta candidatura pretende dar mais um passo no delinear do percurso futuro desta arte tradicional, contribuindo para a sua consolidação e desenvolvimento e para a promoção e reconhecimento das suas artesãs/bordadeiras”, refere o município.

“A ação insere-se na estratégia do Município de Barcelos de valorização das artes e ofícios tradicionais e na sua preservação, enquanto argumentos de diferenciação do território como espaço criativo, com notoriedade em termos da Rede Mundial das Cidades Criativas da UNESCO. A iniciativa visa continuar a afirmação das artes e ofícios tradicionais da comunidade criativa barcelense como contributos para o desenvolvimento económico-social sustentável”, salienta o comunicado.

E acrescenta: “Por outro lado, esta candidatura inicia um ciclo de valorização do património imaterial concelhio que o Município quer ver inscrito no inventário nacional do PCI, caso das produções do figurado e da olaria, e das manifestações de culto, nomeadamente a Festa das Cruzes”.

A candidatura da Arte do Bordado de Linho a Património Cultural Imaterial tem o apoio do programa EEC PROVERE MINHO Inovação, Touring Cultural (Identidade Cultural do Minho), no contexto das ações de desenvolvimento para classificação do património cultural imaterial do Minho.

O Bordado de Crivo de São Miguel é a mais recente produção certificada no concelho de Barcelos – a terceira depois da Olaria e do Figurado.

EM FOCO

Populares