Barcelos Bus, com 163.923 ‘bilhetes’ utilizados ao longo de um ano, vai continuar em 2020

Transportes públicos
Barcelos bus, com 163. 923 'bilhetes' utilizados ao longo de um ano, vai continuar em 2020
Foto: Divulgação / CM Barcelos

A Câmara de Barcelos aprovou a prorrogação do financiamento às empresas de transporte de passageiros que operam no concelho de Barcelos, dando também continuidade ao projeto Barcelos Bus, anunciou, esta segunda-feira, a autarquia.

Em comunicado, é explicado que o serviço do Barcelo Bus fez 163.923 validações de títulos de transporte entre 18 de setembro de 2018 (data de abertura do serviço) e 16 de setembro de 2019.

Entre estes títulos, explica a autarquia, constam bilhete, meio bilhete, cartão valor, passe sénior, passe estudante, passe social, passe grátis e bilhete gratuito.

Dos diferentes títulos, 58.852 foram utilizadas na linha amarela e 105.017 na linha vermelha, “um valor que supera todas as expectativas da fase experimental e que confirma o serviço BarcelosBus como uma alternativa de transporte, em substituição ao automóvel”.

A autarquia destaca, em maior número, o passe sénior, apontando que “uma grande maioria da população com idade superior a 65 anos, reformados ou pessoas com mobilidade reduzida vêm a sua mobilidade aumentada e o transporte urbano como o seu meio de mobilidade preferencial para as viagens de lazer e compras, aumentando também a sua qualidade de vida”.

Também se verifica que o recurso ao bilhete assume cerca de 35,7% de validações.

De acordo com a autarquia, este serviço custou aos cofres municipais o valor de 55.009 euros, até ao passado dia 03 de dezembro.

Para o próximo ano, a autarquia prevê que o custo do serviço ultrapasse os 180 mil euros.

Caraterização das linhas

A linha vermelha, com pouco mais de 18 quilómetros, liga o Estádio Cidade de Barcelos à freguesia de Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia, passando pelas principais escolas, Finanças, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Campo da República, Igreja Bom Jesus da Cruz, Cemitério de Barcelos, Tribunal, Câmara, atravessando a Ponte dos Peregrinos (Ponte Velha), passando ainda pela Clínica de Medros, contando 53 paragens;

A linha amarela, com cerca de 12 quilómetros, liga a freguesia de V.F.S.Pedro à freguesia de Arcozelo, passando pela Urbanização da Formiga, Estação da CP, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Campo da República, Escola António Fogaça e acesso pedonal ao IPCA, onde se contam 45 paragens.

“Ambas as linhas garantem ponto de interface, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, onde poderá ser efetuado o transbordo de passageiros”, explica o comunicado.

Inicialmente, de setembro de 2018 a maio de 2019 as duas linhas funcionavam com recurso a dois autocarros, tipo mini bus, dotados de rampa para acesso de pessoas com mobilidade reduzida, lugar para cadeira de rodas, ar condicionado e sistema Wi-fi gratuito a bordo.

A partir do mês de maio de 2019, até ao final do período experimental (setembro 2019), foi decidido duplicar a oferta de transporte, passando as duas linhas a operar com quatro veículos, aumentando a frequência de passagem de veículos e disponibilização de um horário “mais apelativo”, garantindo uma passagem de 30 em 30 minutos na linha vermelha (anterior 60 minutos) e passagem de 20 em 20 minutos na linha amarela (anterior 40 minutos).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga: cdu votou contra licenciamento de novo hotel no largo da estação

Braga: CDU votou contra licenciamento de novo hotel no largo da Estação

Próximo Artigo
2020 com 14 feriados, três fins de semana prolongados e possibilidade de quatro 'pontes'

2020 com 14 feriados, três fins de semana prolongados e possibilidade de quatro 'pontes'

Artigos Relacionados