O artesão Manuel Macedo foi distinguido com o Prémio Carreira, que condecora uma personalidade do artesanato que dedicou a sua vida profissional a esta arte, ontem à noite, no encerramento da 41.ª edição da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, no Parque da Cidade.
Na categoria Revelação, Boaventura Pereira venceu o Prémio Revelação Artesanato Contemporâneo, enquanto António Ramalho arrecadou o Prémio Revelação Artesanato Tradicional.
No que respeita ao Prémio Inovação, o 1.º lugar coube ao artesão Daniel Alonso; na 2.ª posição ficou a artesã Rosália Abreu; e o 3.º posto foi para o artesão Pinha.
Para além dos vencedores, o júri, composto por Teresa Costa e Diana Barbosa, da ADERE CERTIFICA, e por Karine Pascual, da Associação Espanhola de Profissionais de Cerâmica, entendeu também destacar com Menções Honrosas as peças dos artesãos Eduardo Pias, Glória de Araújo e Rosa Cristiana de Sá.
Quanto ao Prémio do Melhor Stand, Rosa Cristiana de Sá arrecadou o 1.º lugar, seguido de Hélder Ferreira, com o 2.º lugar, e, na 3.ª posição, ficou Maria Kabaça.
Foram ainda homenageados, a título póstumo, “três grandes mestres do artesanato nacional”: Fernando Morgado, Júlio Alonso e Joaquim Miranda.
“Homens que marcaram o tempo, e com as suas mãos e criatividade modelaram histórias, vidas, contextos, emoções e o quotidiano barcelense ao longo de décadas. Nomes maiores que elevaram de forma categórica o nome de Barcelos em Portugal e no mundo”, salienta a Câmara de Barcelos em comunicado.
“Dignificar, reconhecer, agradecer e homenagear”
A Gala juntou o cancioneiro português e a filarmonia das últimas décadas, com a participação do maestro Alfredo Macedo e da sua orquestra, composta por músicos barcelenses, e também com as vozes de Débora Faria e Sofia Pereira, e ainda os bailarinos Donald Mind e Inês Fortuna.
Na cerimónia de entrega dos prémios, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, começou por saudar “as estrelas desta Gala”.
“A gala existe exatamente por causa delas que são os artesãos de Barcelos e todos os outros que vieram até nós”, declarou.
Para o presidente, esta gala faz sentido apenas por quatro motivos: “Para dignificar, reconhecer, agradecer e homenagear todos os artesãos de Barcelos. É uma riqueza absolutamente notável que nós temos na nossa região e que nos transporta para todo Mundo”.
Para o Município, esta gala “é a expressão máxima da cultura, da nossa criatividade, da criatividade das nossas gentes”.
Mário Constantino Lopes aproveitou para “destacar o trabalho em ateliê com os nossos jovens, nós podemos arriscar dizer que Barcelos está a criar uma nova geração com a Casa da Criatividade, com estes ateliês que vão também transmitindo para as gerações vindouras este ‘bichinho’ do artesanato”.
O presidente rematou com uma palavra de agradecimento “para quem nos visitou, todos aqueles concelhos vizinhos que vieram, mas também a nível internacional que cá se disponibilizaram a vir”, pois é “este intercâmbio que nos permite projetar ainda mais e cada vez melhor o nome de Barcelos e dos nossos artesãos”.
A 41.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, que decorreu de 26 de julho a 04 de agosto, celebrou mais uma vez o melhor que se faz em Barcelos e em Portugal nas artes e ofícios tradicionais.
Ao longo destes 10 dias, na edição deste ano, em que participaram 122 artesãos, 96 dos quais de Barcelos, as crianças e adultos tiveram a oportunidade de participar nos inúmeros workshops criativos por: Agostinho Coelho, Abílio Pereira, Júlio Ferreira, Glória Araújo, Carlos Dias, Olaria João Lopes, Fátima Miranda, Nicole Pimentel, Rosália Abreu, Ricardo Lopes, Irene Salgueiro, Bernardino Coelho, Joaquim Esteves, Maria Jesus Martins, João Veiga, Rancho Folclórico e Etnográfico “A Telheira de Barqueiros”, e Museu de Olaria.
A animação esteve a cargo de Marisa Liz, Amália Hoje, Siga a Farra, Big Band BMO e Convidados, e ainda as Cantadeiras do Grupo Cénico Lírio do Neiva com a Orquestra Barcina. Também a dança esteve presente com o espetáculo “Liberdade”, apresentado pela ARCA, e a RTP fez um programa especial – a Festa do Emigrante, para celebrar os encontros e reencontros das famílias no mês de agosto.
Fazendo jus ao título de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO, a Mostra de Artesanato e Cerâmica constitui uma montra viva de produtos das artes e ofícios, desde a olaria e o figurado, à cestaria, bordados e linhos, passando pelos trabalhos em madeira e em cobre, artigos em pele e têxteis, até ao artesanato contemporâneo e joalharia.