O argentino Marcelo Bielsa foi suspenso de suas atividades de treinador no Lille OSC, de França, e o barcelense João Sacramento vai assumir as suas funções. O português de 28 anos vai fazer parte de uma equipa composta por quatro elementos.
Bielsa foi suspenso por ter viajado à Argentina sem permissão. A direção formou uma equipa técnica, e segundo avança a imprensa gaulesa, Sacramento vai ser o responsável pelos treinos do Lille, que ocupa a 19.ª e penúltima posição da Ligue 1.
Sacramento chegou a passar pelas camadas jovens do SC Braga, iniciou a sua carreira na área técnica em 2009 quando foi ao País de Gales ser treinador assistente da equipa sub-15 do Cardiff City. Entre 2009 e 2011, licenciou-se em treino desportivo pela Universidade de Glamorgan, e depois formou-se no mestrado em coaching de performance.
Chegou a trabalhar na seleção nacional do País de Gales como analista de performancee chegou em França na época 2014/15 para trabalhar no Mónaco com Claudio Ranieri pela mão de Luís Campos para ser observador chefe dos adversários. Com Leonardo Jardim passou a ser técnico assistente.
No início deste ano chegou ao Lille, novamente com Luís Campos. Desde a chegada de Bielsa, a meio de 2017, afastou-se dos campos por opção do argentino.
Sacramento agora regressa aos trabalhos da equipa principal com a presença ainda do luso-francês Fernando da Cruz, Benoit Delaval e Franck Mantaux.
A estreia de Sacramento é este sábado fora de casa frente ao Montpellier às 19:00.