Banda Musical de Monção vai gravar música com Miguel Ângelo

Vocalista dos Delfins
Banda musical de monção vai gravar música com miguel ângelo

A Banda Musical de Monção e o cantor Miguel Ângelo vão gravar o tema “Aquele Inverno”, dos Delfins, amanhã, no Cine Teatro João Verde, no âmbito de uma série documental sobre bandas musicais portuguesas.

Aquela banda terá sido a única escolhida em todo o Minho, revelou o presidente Jorge Fernandes à Rádio Vale do Minho, revelando ainda que a série poderá vir a ser transmitida num canal aberto de televisão.

Na segunda-feira. a banda será alvo de reportagem com recolha de testemunhos e imagens em diferentes pontos da vila monçanense, relacionados não só com o concelho mas também com a banda musical.

O primeiro registo escrito da existência da banda remonta a 25 de fevereiro de 1792, numa ata da Santa Casa da Misericórdia de Monção. Na altura chamava-se “Banda de Muzica da Vila”, mas presume-se que a sua existência “seja anterior”.

O primeiro maestro foi Gonzallo Moiños, espanhol. Em 1830, sob orientação do capelão da Brejoeira, D. Lourenço, já animava festividades em vários pontos, com 15 músicos.

Em 1890, foi feita a primeira fotografia da banda da qual já faziam parte 20 músicos. Em 1918, passou a chamar-se Banda dos Bombeiros Voluntários de Monção, por deliberação da direcção.

Em 1933, a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Monção, deliberou em reunião do executivo, outorgar-lhe o titulo honorifico de Banda Municipal de Monção, pelos “brilhantes serviços prestados à cultura”.

Em 1945, participou na inauguração do Estádio de Futebol do Riazor, na Corunha Espanha. 1

“A Banda Musical de Monção, através dos tempos, participou em milhares de festividades e em todo o tipo de eventos culturais tais como: romarias, procissões, concertos, encontros de Bandas, concursos, geminações de Municípios, gravações, recepções oficiais, homenagens e actos solenes”, pode ler-se no portal do grupo.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Jerónimo diz que não há orçamento porque ps quer maioria absoluta

Jerónimo diz que não há Orçamento porque PS quer maioria absoluta

Próximo Artigo
Moreirense aprova por unanimidade contas negativas do clube e da sad em 2020/21

Moreirense aprova por unanimidade contas negativas do clube e da SAD em 2020/21

Artigos Relacionados