Banda de Braga vence prémio internacional de música nos Estados Unidos

Cultura

O projeto musical “Bolha”, nascido em Braga, foi o vencedor na categoria de música tradicional do International Portuguese Music Awards, na gala que decorreu ontem em Providence, nos Estados Unidos da América. A concurso esteve o tema “Bailarina”, concorrendo contra outros três temas de artistas portugueses.

Tendo por mentores Ana Gomes e Hugo Torres, a quem se juntou o acordeonista e arranjador Cristiano Martins, os “Bolha” identificam-se como uma banda que busca uma nova sonoridade, sempre em português, revelando em breve mais dos seus temas originais ao público, referiu o grupo aquando da nomeação para este prémio, em nota enviada a O MINHO.

Hugo Torres celebrou o galardão através das redes sociais, partilhando uma foto com Ana Gomes e com a conhecida atriz Daniela Ruah, que foi a anfitriã da cerimónia que louva a cultura portuguesa espalhada pelo mundo.

Bailarina, a música que venceu o concurso, “é uma música que espelha a identidade musical da banda, onde buscam introduzir elementos de raiz, em pop fusion português”.

Ana Gomes até à data editou dois álbuns e já em 2022 o EP “1.11” que atingiu o 5.º lugar do top nacional na primeira semana de edição digital. Foi vocalista do projeto Fado in Bossa e lançou “Balanço” em 2016 tendo-o lançado ao vivo no festival EDP Cool Jazz. Participou no álbum de 50 anos de música do Tozé Brito “A memória do amor”.

Hugo Torres, um cantor, compositor e multi-instrumentista bracarense, lançou o seu primeiro álbum de originais, no qual trabalhou com Manuel de Oliveira e Yami Aloelela, um trabalho com sonoridade pop/rock cujo single “Mãos” fez parte da banda sonora da novela “Doida por ti”, na TVI. É também mentor e vocalista do projeto de música popular portuguesa Siga a Farra.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados