Seguir o O MINHO

Região

Aviso amarelo devido à previsão de neve (Viana) e vento (Braga)

Aviso do IPMA

em

Neve em Castro Laboreiro. Foto: DR / Arquivo

Os distritos de Viana do Castelo e Braga encontram-se sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, devido à previsão de queda de neve (acima dos 1000 metros), no caso do Alto Minho, e vento, que pode atingir os 100 km/h, no caso do Baixo Minho.

Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o alerta é válido até às 15:00 horas de amanhã, para Viana do Castelo, e até à meia-noite do mesmo dia, para Braga.

Proteção Civil de Braga deixa recomendações devido à previsão de vento forte

Segundo os meteorologistas, depois do calor e do tempo quente durante o fim de semana da Páscoa, o frio e a chuva estão de regresso. A probabilidade de chuva é de 100% entre segunda e quinta-feira, diminuindo entre sexta-feira e domingo.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Alto Minho

Eleições intercalares em freguesia de Melgaço marcadas para 28 de julho

Paderne

em

Foto: DR / Arquivo

As eleições intercalares para a freguesia de Paderne, em Melgaço, vão realizar-se a 28 de julho, de acordo com um despacho do Governo publicado hoje em Diário da República (DR).

O despacho, assinado pelo secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Manuel Soares Miguel, refere ter ocorrido um “equívoco” na data inicialmente marcada, 07 de julho, procedendo agora à “correção” e apontando o dia 28 de julho como a data “correta” para realização das eleições naquela freguesia de Melgaço.

A primeira data para as intercalares tinha sido publicada em DR no dia 15 de maio, na sequência da comunicação, pelo presidente da Câmara de Melgaço, da “renúncia de 35 eleitos para a assembleia de freguesia de Paderne, carecendo o órgão de condições de funcionamento por inexistência do número legalmente necessário de membros em efetividade de funções”.

No mesmo despacho, o secretário de Estado das Autarquias Locais nomeou a Comissão Administrativa, composta Rui Pinho, que liderava a Junta de Freguesia, e Carlos Alberto Rodrigues, ambos da lista de independentes Amigos de Paderne (AP), e Vítor Jorge de Castro Rodrigues, do PS.

A freguesia de Paderne encontra-se em gestão corrente desde dezembro de 2018, na sequência da rejeição do Plano de Atividades e Orçamento para 2019.

Nas eleições autárquicas de outubro de 2017, e de acordo com dados do Ministério da Administração Interna, o movimento Amigos de Paderne (AP) venceu com 34,87% dos votos, garantindo três mandatos na Assembleia de Freguesia, o PS somou 33,09%, igualando o número de mandatos (3), e o movimento Tudo por Paderne (TP) ficou com outros três lugares, ao alcançar 28,04% dos votos.

Contactado hoje pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, disse desconhecer a existência de listas concorrentes ao ato eleitoral de 28 de julho.

O autarca socialista referiu que “a data do novo ato eleições só agora foi conhecida e que as novas listas ainda deverão estar em construção”.

Continuar a ler

Barcelos

Europeias: Feira de Barcelos é uma “espécie de talismã” para Nuno Melo

Eleições Europeias realizam-se no próximo domingo

em

Foto: Twitter

Nuno Melo e os candidatos do CDS-PP passearam hoje na feira de Barcelos, ouviu algumas promessas de voto nas eleições de domingo e relativizou as sondagens que põem os centristas abaixo do BE e do PCP.

Na feira que disse ser uma “espécie de talismã” para si e para o CDS, Nuno Melo ouviu mais “casos de vida difíceis”, como lhes chama, de pessoas que se dedicam à “pequena agricultura”, como atividade de subsistência, e se queixam por serem “vergastadas pelo fisco”.

Foi a deixa usada para o eurodeputado e recandidato do CDS levantar a questão do atraso, segundo disse, da publicação dos dados de execução orçamental pelo Governo, que acusou de esconder esses números para não prejudicar o PS nas eleições europeias do próximo domingo.

De banca em banca, Melo foi distribuindo panfletos e canetas, beijos, abraços e recebeu algumas promessas, incluindo uma idosa que disse que o CDS é o seu partido “há 50 anos”.

Atrás ou ao lado, Pedro Mota Soares, que uma mulher identificou como alguém que é muito parecido com “um senhor que aparece na televisão”, ia pedindo “força” para o CDS nas eleições.

“Olhe que é já no domingo, não se esqueça”, repetiu um par de vezes.

E Nuno Melo também ouviu a promessa de uma mulher de “rezar por si”, ao que o candidato agradeceu: “Reze, reze.” Uma promessa, aliás, repetida a Pedro Mota Soares.

Num dia em que teve simpatia e pouca animosidade por onde passava, Nuno Melo deu sinais de não ter gostado da sondagem da TSF, que continua a colocar o CDS, com 6,7%, abaixo do BE e do PCP, dados que contrariam o que anda a defender desde meio do período oficial de campanha eleitoral.

O cabeça de lista dos centristas quer evitar o comentário às sondagens que umas vezes colocam o CDS à frente do PCP e têm margens de erro de 4%, concluindo que o partido poderia chegar quase aos 11%.

Melo diz recusar-se a “comentar sondagens que dão uns dias 12% ao BE e outras que dão 6%”, afirmando que estes estudo, “em relação ao CDS falham-se sempre, como aconteceu nas europeias de 2009.

“Não é normal, não é científico. Espero pelas urnas”, afirmou.

E à quarta pergunta dos jornalistas sobre as sondagens e se os as intenções de voto revelavam uma tendência, remeteu os seus comentários para a noite eleitoral.

O dia de campanha do CDS é passado hoje nos distritos de Braga e do Porto, terminando com um jantar em que também discursará a presidente do partido, Assunção Cristas.

Continuar a ler

Braga

Braga recebe corrida contra o cancro de mama mais popular do mundo

Evento conta actualmente com cerca de 1 milhão de pessoas em mais de 140 países

em

Race for the Cure, em Roma, no ano passado. Foto: DR

A Race for the Cure, a corrida/caminhada contra o cancro de mama mais popular do mundo, chega pela primeira vez a Portugal. A iniciativa irá decorrer em Braga no dia 29 de setembro deste ano e conta com o apoio da Câmara.

Este é um evento que se realiza em vários países do mundo, tendo sido criada com o propósito de apoiar todas as pessoas afectadas pela doença, sobreviventes e os seus amigos e familiares. Com apenas 800 inscritos na sua primeira edição, em 1983, a corrida/caminhada conta actualmente com cerca de 1 milhão de pessoas em mais de 140 países.

A apresentação do evento realiza-se este sábado no Picoto Park.

Após a sessão de apresentação ´Race for the Cure´ terá lugar a Eco Pink Run – uma Caminhada Ecológica Solidária, organizada pela Associação Rosa Vida. A Eco Pink Run terá início às 15:00 no Picoto Park. A inscrição tem o custo de 5 euros (inclui kit participação), que revertem na totalidade a favor do GAO – Gabinete de Apoio Oncológico. As inscrições podem ser feitas online .

Várias figuras públicas nacionais também irão mostrar o seu apoio e solidariedade perante esta causa, sendo que o evento conta com a presença de madrinhas e padrinhos como Cláudia Vieira (actriz), Cláudia Jacques (actriz), João Montez (apresentador), Fernanda Freitas (jornalista e apresentadora), Leonor Seixas (actriz), Sílvia Rizzo (actriz), Ricardo Trepa (actor), Sérgio Moura Afonso (actor), Isabel Guerreiro (actriz), Ruy Silva (artista plástico), Pedro Guimarães (artista plástico) e Maria João Cardoso (Fundação Champalimaud e Mama Help), entre outros.

Estarão também presentes representantes de várias instituições públicas e privadas e de organizações relacionadas com a luta contra o cancro da mama.

Também no dia 25 de maio, durante a manhã, terão lugar as I Jornadas da Maternidade, no Auditório da Escola Francisco Sanches. Sameiro Araújo, vereadora do Município de Braga, estará presente na Sessão de Abertura de um evento que contará com a participação de vários especialistas na área. A entrada é gratuita com inscrições obrigatórios para o email.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares